13 de abr. de 2013

Secretaria de Saúde de Pedra Lavrada prepara mobilização para o combate à Dengue.

A Secretaria de Saúde de Pedra Lavrada através da Divisão de Vigilância em Saúde (Ambiental, Epidemiológica e Sanitária) e o Departamento de Atenção Básica, deu início nesta manhã (12/04) às ações do Dia D de Combate à Dengue com exposição de Faixa Educativa (UM NOVO TEMPO SEM DENGUE, DEPENDE DE NÓS); divulgação de vinheta educativa na Rádio Comunitária local (Boa Esperança FM) e Encontro com Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, com o objetivo de avaliar a situação epidemiológica do município em relação a Dengue e traçar estratégias de combate ao mosquito.

A Coord. de Vigilância Epidemiológica Edna Costa,  apresentou um relato dos últimos 04 anos, com enfoque em 2012 onde dos 46 casos notificados, 35% teve confirmação para dengue, com o primeiro caso surgido na semana 22 (27/05 a 02/06). Neste ano de 2013, foram notificados 03 casos suspeitos, sendo 01 deles descartado por laboratório e 02 estão aguardando resultado. Afirmou que neste período, há uma previsão do aumento de casos de dengue em todo Brasil, principalmente, por influência de fatores climáticos que contribuem para a proliferação do vetor, daí a importância da parceria com a comunidade na eliminação de possíveis criadouros.

O Coord. da Vigilância Ambiental Carlos Alberto, fez uma síntese das mudanças que estão sendo adotadas quanto a metodologia de trabalho dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) e no tratamento dos depósitos. Acrescentou  que o último IIP(Índice de Infestação Predial) foi de 1,3%, quando o ideal   seria menos de 1,0% , motivo pelo qual, a população deve redobrar os cuidados com suas casas, verificando o adequado armazenamento de água, o acondicionamento do lixo e a eliminação de todos os recipientes sem uso, que possam acumular água e virar criadouros do mosquito, não esquecendo também de cobrar o mesmo cuidado com o ambiente  público, como o recolhimento regular de lixo, a limpeza de terrenos baldios, praças, cemitérios e borracharias.
O encontro foi enriquecido pelo debate e o surgimento de várias propostas de ações, que poderão ser realizadas a partir desta data.

•             Encontros Educativos nas comunidades Tomires e Felipe Nere;
•             Participação do Encontrão das ESF/Atenção Básica – 25/04/13 (Centro Profissionalizante);
•             Participação no Encontro com Hipertensos e Diabéticos – 29/04/13 (Centro Profissionalizante);
•             Identificação através do “Selo Verde” em residências sem foco do mosquito;
•             Atividade lúdica educativa nas séries Infantis;
•             Divulgação através dos meios de comunicação local ( Rádio Comunitária, Igrejas, rádio escolar, etc.);

Secretária Municipal de Saúde
Edna Costa