11 de jun. de 2014

Esporte: O aeromodelismo é mais um novo atrativo que vem se destacando na região

Seja por hobby ou esporte, a prática do aeromodelismo vem tomando importância nos últimos anos no Brasil. 

É atividade na qual o aeromodelista constrói, faz voar, miniaturas de aviões. Essas miniaturas pode ser rádio – controladas ou motorizadas com motores elétricos ou à explosão, fazendo tudo o que os aviões de tamanho real fazem, obedecendo aos mesmos princípios da física e aerodinâmica. 

Aeromodelismo é o conjunto de atividades que envolvem a construção e o voo de modelos, em escala reduzida (modelismo), de aeronaves e espaçonaves (aviões, balões, foguetes etc.). É um tipo de miniaturismo. Existem várias categorias desse esporte: 

VCC ou U/Control - voo circular controlado, no qual o aeromodelo fica ligado ao aeromodelista por meio de cabos, que podem variar de 15 a 18 metros de comprimento. Radio controlado - o aeromodelo é controlado por meio de um transmissor de radiofrequências, das quais podem ser FM, AM, PCM para sistemas de rádio mais antigos, porém ainda muito utilizados, e para os sistemas mais modernos são utilizados sistema 2.4Ghz que são mais seguros não correndo risco de interferência. Voo livre - o aeromodelo, depois de lançado, não sofre mais nenhuma interferência por parte do aeromodelista. Pode ser aeromodelo com motor, com elástico ou sem propulsão própria.
Encontro regional em Picuí/PB

Nas regiões do Seridó e Curimataú paraibano, como também do Rio Grande Norte, já conta com aeromodelistas das cidades de Cubati/PB, Pedra Lavrada/PB, Nova Palmeira/PB, Picuí/PB, Frei Martinho/PB, Nova Floresta/PB e Jaçanã/RN, onde os quais por laser e prática do esporte, unem-se em ocasiões para a prática do Hobby - esporte em locais predefinidos entre si para treinamentos com os novos adeptos e também para puro do laser, onde na verdade, encontraram no Hobby aeromodelismo, um laser diferenciado e muito divertido que abre espaço para todas as idades, uma gama de atividades onde expõem seus dotes " Arte, engenharia, ciência, física, elaboração, confecção, dentre outros.
Max Bezerra em Picuí/PB

O intuito dos adeptos é expandir o esporte - hobby aeromodelismo e num futuro próximo com organizações de eventos de apresentação e exposição para a maior parte populacional da região que ainda não conhecem o "AEROMODELISMO" e toda a sua gama. A população poderá ver o espetáculo como Aviões, helicópteros, drones, planadores, paraglider, entre outros, sendo conduzidos pelos amantes de esporte – hobby.

No último domingo (08/06), vários aeromodelistas da região se reuniram na cidade de Picuí/PB e encantaram o céu daquela cidade com suas criações aerodinâmicas.

Informações: Sérgio Oliveira - Pedra Lavrada/PB e Nino Ct - Cubati/PB
Imagens: Sérgio Oliveira – Pedra Lavrada/PB

Nova Palmeira/PB Notícia