5 de set. de 2014

IDEB é divulgado e o município de Baraúna é o de melhor média no Seridó e Curimataú

Seridó Oriental Paraibano: O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP - divulgou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica(IDEB) 2013. Várias cidades das regiões do Seridó e Curimataú Paraibano tiveram crescimento considerável do índice. O município de Baraúna é o que obteve o melhor desempenho na média de toda a região do Seridó Oriental/Curimataú. Seguido por Picuí, Pedra Lavrada, Nova Palmeira, Cuité, Nova Floresta, São Vicente do Seridó, Cubati e Sossego.
Nova Palmeira é destaque


O município de Nova Palmeira ocupa a 4ª melhor posição do estado da Paraíba no índice do 5° ano do Ensino Fundamental; Pedra Lavrada ocupa a 7ª melhor posição; Baraúna ocupa a 9ª posição e; Picuí a 10ª. Sendo, portanto, destaques no cenário estadual. 

Quanto aos índices referentes ao 9° ano o destaque foi a cidade de Baraúna que ocupa a 6ª posição no estado da Paraíba; Picuí a 10ª posição no estado; Pedra Lavrada a 16ª posição no ranking estadual.

Percebe-se que há uma diferença considerável entre as notas obtidas no 5° ano e no 9° ano das mesmas redes de ensino municipais. Havendo, portanto, a necessidade de se identificar quais são as dificuldades encontradas para que haja, segundo o IDEB, uma perda de qualidade nessas duas fases da educação básica. 

Para ver os resultados completos, clique aqui


Pedra Lavrada

Duas escolas de Pedra Lavrada foram avaliadas e os resultados foram os seguintes:

ESCOLA MARIA ELENITA DE VASCONCELOS CARVALHO - Urbana
Nota do 5º ano do Ensino Fundamental - 5,6
Nota do 9º ano do Ensino Fundamental - 3,8
Nota média da escola: 4,7

ESCOLA SANTA ANA DE ALBUQUERQUE - Campo
Nota do 5º ano do Ensino Fundamental - 4,8
Nota do 9º ano do Ensino Fundamental - 4,5
Nota média da escola: 4,65

Roberto Solon de Vasconcelos
VOZDEPEDRA