21 de fev. de 2015

Chuvas no Seridó(RN) e Frei Martinho: Chuva de granizo assusta moradores de distrito em Santana do Matos

Uma forte chuva assustou os moradores do distrito de Barão de Serra Branca, a cerca de 17 quilômetros do município de Santana do Matos, região Central do Rio Grande do Norte. A tempestade trouxe ainda uma chuva de granizo, De acordo com pessoas que vivem na região, o fenômeno raro destruiu alguns telhados de casas e derrubou galhos de árvores.



Granizo atingiu município de Timbaúba dos Batistas no final do ano passado


A chuva de granizo ocorreu no final da tarde desta quarta-feira (18). Pela manhã, muitos moradores tentavam consertar os telhados das casas danificadas pela tempestade.

Segundo caso em dois meses

No dia 30 de janeiro do ano passado, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou chuva de granizo no município de Timbaúba dos Batistas, na região Seridó do estado.

Na ocasião, o meteorologista da Emparn, Gilmar Bistrot, explicou que o deslocamento do vórtice ciclônico de ar superior foi responsável pelas chuvas de granizo. Esse sistema, quando favorecido com umidade, calor e instabilidade, pode provocar formação de nuvens do tipo cumulonimbus, e essas nuvens têm, na parte superior, uma quantidade de gelo. O nível de condensação e de congelamento  um pouco mais baixo do que o normal pode provocar a ocorrência da queda desse granizo.

Na época, além de Timbaúba dos Batistas, a Emparn registrou chuvas de granizo nas cidades de São João do Sabugi e Parelhas, todas na região Seridó do estado.

FREI MARTINHO: Principal rio que deságua no açude Gargalheiras está de “barreira a barreira”

Chuva em Frei Martinho-PB
O Rio Pé de Serra, que deságua no Gargalheiras, recebeu uma boa quantidade de água com as chuvas caídas na tarde desta sexta-feira (20), na zona rural de Currais Novos.

O rio fica localizado nas imediações do povoado Bom Vista, estrada que dá acesso ao município de Frei Martinho/PB

O rio fica localizado nas imediações do povoado Bom Vista, estrada que dá acesso ao município de Frei Martinho/PB. No entanto, mesmo com uma boa quantidade de água correndo - que por sinal está impedindo a passagem de veículos na via - não se sabe se o líquido precioso chegará até o Gargalheiras, haja vista que o mesmo se estende por pelo menos 15 km até o Marechal Dutra.

Jean Souza

tnonline
http://www.blogcardososilva.com.br/
http://novapalmeiraoficial.blogspot.com.br/