Pages - Menu

Pages - Menu

9 de mar. de 2011

Crescer destaca mulheres como restauradoras das famílias


Em sua pregação sobre o tema “Restaura nossa casa, Senhor!”, o membro da Comunidade São Pio X e coordenador geral do 14º Crescer – O Encontro da Família Católica, Gustavo Lucena, disse que sempre é questionado sobre a grande quantidade de mulheres na igreja. “É porque a mulher é corajosa, é batalhadora”, disse ele, sob aplausos, aproveitando para homenagear as mulheres na passagem do seu dia.
A mulher, segundo ele, é uma das grandes responsáveis pela restauração das casas, das suas famílias. “Sozinha não, mas com Deus ela consegue”, afirmou. Depois da pregação de Gustavo Lucena, aconteceram a procissão, adoração e bênção do Santíssimo Sacramento.

À tarde, acontece a pregação de Kater Filho, sobre o tema “Família, torna-te aquilo que és” Familiaris Consortio, 17 João Paulo II. A programação do Crescer deste ano foi dividida em oito passos e as pregações fizeram parte de um deles: O Crescer na Fé.


Teto Elétrico encerra programação do Crescer com as Crianças

Um show com Teto Elétrico encerrou na tarde desta terça-feira, 8, a programação do Crescer com as Crianças, realizado no Crescer Kids, numa tenda montada ao lado do ginásio do Clube Campestre, onde está acontecendo o 14º Crescer – O Encontro da Família Católica. A apresentação de Teto aconteceu logo depois de um Show de Talentos, onde as crianças participaram cantando e dançando.

Durante os três dias do encontro, mais de 300 crianças participaram da programação, elaborada especialmente para elas, com louvores, orações, pregações, peças teatrais, pintura e brincadeiras, sempre com temas relacionados ao Evangelho.

O espaço para as crianças foi criado em anos anteriores, mas na programação do 14º Crescer, passou a integrar os oito passos para crescer em família, no qual foi dividida a programação do encontro.


Crescer na Oração lotou salão de festas do campestre

O Crescer na Oração, um dos passos no qual foi dividida a programação do Crescer – O Encontro da Família Católica deste ano, conseguiu atrair um grande número de católicos durante a sua programação, sempre realizada pela manhã e à tarde, no salão de festas do Clube Campestre.

Depois das confissões, realizadas no horário da manhã, acontecia a recitação do Rosário, realizada pelo Movimento do Terço dos Homens, e que sempre atraía um grande número de católicos. À tarde nos três dias da programação, aconteceram a Oração por Cura Interior, com Derci Pereira, da Comunidade Jesus Redentor, de Esperança-PB, e a Oração de Libertação, com o padre Eude Araújo, da Paróquia da Sagrada Família.

Nesta terça-feira, o salão de festas voltou a ficar lotado, com a Oração de Cura da Árvore Genealógica, com Wilson e Marli Rossi, de Agudos-SP. O espaço foi criado pela coordenação do Crescer por considerar a oração um dos elementos espirituais para a família, como dizia a madre Tereza de Calcutá: “família que reza, permanece unida”


Crescer no Conhecimento abre espaço para debates, mini cursos e Encontros

Com a discussão sobre o tema “Nulidade matrimonial e as segundas uniões”, terminou na manhã desta terça-feira, 8, o último dos quatro mini cursos realizados durante o 14º Crescer – O Encontro da Família Católica, durante o Crescer no Conhecimento. O tema foi apresentado pelo padre Antônio Nelson, da Diocese de Campina Grande, e Wilson e Marli Rossi, de Agudos-SP. De acordo com o padre Nelson, a Igreja Católica costuma agir com caridade diante de casamentos que fracassaram e para os quais não há solução.

Padre Nelson explicou ainda que, de acordo com o Código de Direito Canônico, em alguns casos, a nulidade é permitida, como por exemplos, falhas no consentimento, impedimentos dirimentes e falta de forma canônica. Depois das explicações do padre sobre os motivos que podem levar à nulidade, o casal Wilson e Marli falou sobre as segundas uniões.

No domingo, 6, foi realizado pela manhã um debate sobre aborto e à tarde, o 1º Encontro Católico sobre Dependência Química e Reabilitação, que contou a com a presença de Valéria Lira, da Escola Técnica Redentorista. Ela falou sobre a pretensão de reativar o curso técnico da instituição para formar profissionais para trabalharem com dependentes químicos e apresentou os serviços disponíveis no município.

Na segunda-feira pela manhã, o tema discutido por Wilson e Marli Passos, de Agudos-SP, com os participantes, foi “A sexualidade sobre uma abordagem familiar” e à tarde o uso das novas tecnologias para difusão da evangelização foi apresentado por Raoni Mendes, de João Pessoa, no 1º Encontro Católico com Usuários de Redes Sociais (Twitter, Orkut, Facebook…).

À tarde, ainda dentro da programação do Crescer no Conhecimento, será realizado o 2º Encontro do Grupo AMO (Apoio às Mães Órfãs). Para Romero Frazão, que coordenou o Crescer no Conhecimento, o espaço conseguiu atingir o objetivo de aprofundar a discussão sobre temas de interesse dos católicos e que costumam provocar questionamentos.


Para pregador do Crescer, males do mundo são causados pelo mau uso da liberdade

Na última pregação do Crescer – O Encontro da Família Católica, na tarde desta terça-feira, 8, Kater Filho disse que o mal do mundo é fruto do mau uso da liberdade pelas pessoas, referindo-se a uma notícia que ele acompanhou sobre o grande número de acidentes com vítimas registrados durante o Carnaval deste ano. Na pregação sobre o tema “Família, torna-te aquilo que és”, Familiaris consortio, 17 João Paulo II, Kater Filho também advertiu sobre a necessidade da persistência na oração, bem como as implicâncias que a ausência dela podem trazer para a sociedade.

Durante a pregação, ele enfocou ainda as adversidades que o cristão enfrenta e que o afasta da graça de Deus, mostrando de forma simples, porém audaciosa, que por algum motivo são encontrados em situação de pecado, principalmente durante este período carnavalesco, onde os meios de comunicação são utilizados como intermediários da exploração sexual.

O pregador também alertou sobre a necessidade de se voltar para Deus em constante oração, para se afastar das situações que são inclinadas ao pecado, assumindo uma postura de rejeição ao que é pervertido e amando as situações que causam o bem por amor a Deus.

“Conhecer a justiça de Deus, que passa pela misericórdia, pelo perdão, o bem ao próximo, a caridade, a fraternidade é combater o mal de forma diferente da justiça humana, que pune e encarcera para modificar o comportamento moral do cidadão”, finalizou Kater Filho, encerrando o ciclo de pregações que fizeram parte da programação do Crescer na Fé.

Mães órfãs de filhos realizam 2º encontro durante Crescer

O Grupo AMO (Apoio às Mães Órfãs) realizou na tarde desta terça-feira, 8, o 2º Encontro do Grupo, que foi criado durante o Crescer – O Encontro da Família Católica do ano passado, por iniciativa de Valentina Izabel, missionária da Comunidade Pio X e integrante do Ministério de Ensino e Formação. O encontro deste ano foi realizado por Rosa Amélia Vitorino Guimarães, que explicou o objetivo do grupo e compartilhou com as outras pessoas presentes, inclusive um pai, a própria experiência de perder um filho.

O trabalho desenvolvido pelo AMO durante todo o ano se baseia em dois pilares: a acolhida e a esperança, explicou Rosa. Quinzenalmente, as mães órfãs de filhos se encontram para se ajudar, partilhar as experiências de vida e de como têm superado a dor de perder um filho, além de planejar as ações do Dia da Esperança.

No Dia da Esperança, as mães do Grupo AMO se empenham em ajudar outras mães e visitar as que perderam filhos recentemente, mas não fazem parte do grupo. “O carinho e a atenção que teríamos para os nossos filhos são canalizadas para uma ação que promova esperança”, explicou Rosa Amélia.

O Grupo AMO acolhe as mães de diversas denominações cristãs, porque segundo as idealizadoras, um dos princípios seguidos por elas é de que “bem-aventurados os que choram, porque serão consolados” (Mateus 5,4).


Estudante de nove anos ganhou bicicleta sorteada durante Crescer

A estudante Juliana Sarah Sousa Aguiar, de 9 anos, residente no Bairro da Liberdade, foi a ganhadora da bicicleta sorteada no final do 14º Crescer – O Encontro da Família Católica. Ela compareceu aos três dias do encontro acompanhada pela mãe e juntou apenas oito latinhas, que foram trocadas por quatro cupons. “Só tenho a agradecer a Deus”, disse, ao receber a bicicleta.

Juliana Sarah, assim como os demais participantes do Crescer, trocou dois produtos recicláveis, latas ou garrafas plásticas, por um cupom. Essa foi a iniciativa da coordenação do encontro para incluir o meio ambiente como um dos oito passos no qual foi dividida a programação.

No espaço Crescer com o Meio Ambiente, durante os três dias, mais de 5 mil latinhas e garrafas foram recolhidas e também foram distribuídas cem mudas de árvores frutíferas e decorativas.


Dom Jaime celebra missa de encerramento do Crescer e saúda mulheres pela passagem do seu dia

“A humanidade está se denegrindo porque algumas pessoas pensam que podem prescindir da presença de Deus, desprezando valores morais e cristãos”, disse o bispo diocesano de Campina Grande, Dom Jaime Vieira Rocha, na tarde desta terça-feira, 8, durante a missa de encerramento do 14º Crescer – o Encontro da Família Católica. Para o bispo, a causa de tudo isso pode ser vista no grande flagelo que ataca as famílias: as drogas, principalmente o crack.

Durante a celebração, Dom Jaime conclamou a multidão que lotou o ginásio do Clube Campestre que peça a Deus pelas famílias, que apesar de momentos que entristecem e tragam sofrimento, precisam contar com a força e a palavra de Deus. O bispo também agradeceu a todos os participantes do Crescer e agradeceu, em nome da cidade, a todos que participaram, entre eles, os pregadores que vieram de outros Estados e padres de outras paróquias.

“Vamos sair deste encontro fortalecidos na fé em Deus”, disse o bispo, ao lado de padres e seminaristas no altar montado no palco do ginásio. Depois de agradecer mais uma vez a todos os participantes, Dom Jaime saudou todas as mulheres pela passagem do seu dia e encerrou a celebração rezando a Ave Maria e abençoando a todo o público presente.

Vitrine do Cariri
Ascom