Pages - Menu

Pages - Menu

8 de abr. de 2011

Mercado de Mel na PB cresce 273% e estado ganha unidade de beneficiamento


Outra unidade de beneficiamento de mel será construída na Paraíba, atendendo cerca de 80 apicultores da cidade de Poço José de Moura e localidades vizinhas, no alto sertão do estado. No local, serão realizadas a extração e a preparação básica do mel para comercialização dos produtos. A previsão é que as obras sejam concluídas até 2012.

A unidade atenderá às exigências de higiene, fabricação e qualidade feitas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Os apicultores da região irão visitar a sede do Sítio Papagaio, em Cacimba de Areia, para observar a estrutura física. “A construção garantirá aos apicultores a posse do registro de Estabelecimento Relacionado (ER), que é um selo concedido pelo órgão e é o que de fato condiciona a venda do produto em todo o Brasil”, explica o gestor do Projeto APIS do Sebrae em Sousa, Fabrício Vitorino.

O mel produzido pelos apicultores da região é vendido hoje apenas nos municípios extras. Quando a nova unidade for concluída e regularmente legalizada, o mel poderá ser comercializado em todo o território nacional, incrementando a atividade e o aumentando a renda do produtor.

O mercado do mel na Paraíba cresceu exponencialmente a 273,2% no período de 2004 a 2009, despontando como oportunidade de negócio para pequenas cooperativas de cidades como Mata Paraibana, Brejo, Curimataú, Seridó e Sertão. Segundo dados do IBGE, a produção aumentou de 73 mil quilos para 272,5 mil quilos. Só o município de Catolé do Rocha concentra metade da produção da Paraíba (136,7 mil), cuja venda atingiu R$ 1,142 milhão em 2009.

DO JORNAL DO COMÉRCIO