Pages - Menu

Pages - Menu

24 de ago. de 2011

MUNDO ANIMAL: Parasita faz rato se sentir sexualmente atraído por gatos.


Um parasita faz com que ratos se sintam sexualmente atraídos por gatos, descobriram cientistas da Universidade de Stanford, nos EUA. O Toxoplasma faz com que os ratos percam o medo ao sentir cheiro da urina de gatos para que assim eles se aproximem e possam ser comidos pelos gatos. O motivo? O parasita só se reproduz no intestino de gatos, então é essencial para ele chegar até o sistema digestivo felino.

"Bem, nós vemos atividade em áreas que normalmente controlam como ratos machos respondem a fêmeas, então, é possível que o comportamento que nós vemos em resposta à urina do gato seja de atração sexual, mas nós não sabemos isso", disse Patrick House, da Escola de Medicina. "Eu não diria que eles estão definitivamente atraídos, mas com certeza com menos medo. Ver atividade na região da atração é realmente bizarro".

A urina do gato funciona normalmente funciona como repelente para os roedores, que mantêm distância de seus predadores naturais.

Este é um exemplo do que é chamado de "manipulação hipnótica", na qual alguns parasitas alteram o comportamento do organismo hospedeiro para se beneficiar. Existem diversos exemplos deste fenômeno em insetos, mas os detalhes de como um pequeno protozoário como o Toxoplasma exerce controle sobre um organismo muito mais sofisticado como o rato ainda era um mistério.

O grupo primeiro determinou que o parasita infecta todo o cérebro, mostrando preferência pela área conhecida como amígdala, associada às emoções. Uma vez no cérebro, o Toxoplasma forma cistos a seu redor que conseguem transformar o medo em atração. "De alguma maneira, o Toxoplasma sabe mais da neurobiologia do medo do que nós, porque consegue alterá-la", ressalta o professor Robert Sapolsky, que também participou do estudo.

Aproximadamente um terço das pessoas do mundo está infectada com toxoplasma, mas para a maioria das pessoas não apresenta riscos. Apesar disto, ele pode ser fatal para pessoas com sistema imunológico deficiente e par grávidas, já que pode ultrapassar a placenta. O contágio é geralmente pela alimentação de carne crua ou alimentos mal lavados.

UOL  via Clickpicui