Pages - Menu

Pages - Menu

5 de set. de 2011

Álcool: mulheres estão bebendo cada vez mais, aponta pesquisa


Competitividade, estresse e desinibição são alguns motivos para que cada vez mais mulheres afoguem suas mágoas no álcool.

Pesquisa divulgada em abril pelo Ministério da Saúde mostra que as mulheres estão bebendo mais - e demais! A porcentagem das moças que exageram nos drinques (tomam mais de quatro doses na mesma ocasião por mês) saltou de 8,2, em 2006, para 10,6, em 2010.

Por que elas estão sendo seduzidas pelo álcool? Há tantos motivos quanto os goles extras que andam entornando por aí. E serem donas do próprio dinheiro é um dos principais fatores. "A independência feminina aumentou a aceitação social. Agora nada impede que elas comprem e bebam o que quiserem", diz o psiquiatra Arthur Guerra de Andrade, presidente do Centro de Informação sobre Saúde e Álcool.

Goles de sedução

Algumas bebem para relaxar e deletar os problemas. Outras usam o álcool para criar coragem. Quanto mais drinques, maior a autoconfiança. Inclusive para a caça.

Uma pesquisa realizada com 3 316 estudantes na Universidade Loyola Marymount, nos Estados Unidos, mostrou que 71% das participantes exageram nos drinques para impressionar o parceiro; 26% delas acreditam que um cara é mais propenso a ter amizade com mulheres que bebem acima de cinco drinques; e 16% acham que serão mais atraentes se entornarem tanto quanto os rapazes. Eles concordam. A maioria gostaria que suas parceiras bebessem mais.

Dá para entender por que os homens pensam assim. Muitas de nós ficam facinhas, facinhas depois de uns drinques a mais. O álcool desinibe e relaxa. "Aparentemente aumenta a libido. Mas diminui o desempenho", diz o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, coordenador da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas da Unifesp.

Fronteira movediça

Todo mundo acha que bebe socialmente. Mas não é bem assim. "A medicina estabelece padrões que diferenciam o que é ingerir álcool moderada ou exageradamente", diz o psiquiatra Hamer Palhares, especialista em dependência química da Unifesp. A medida é a unidade de álcool, quantidade presente em 10 gramas de determinada bebida.

O limite considerado seguro para mulheres é de duas unidades por dia. Para os homens, três. "O organismo feminino não produz a enzima que destrói a substância", diz Palhares. Assim, o álcool permanece mais tempo circulando no sangue. Além disso, os homens pesam, em média, de 20 a 30% mais do que a mulher, o que faz com que o álcool fique mais diluído no organismo deles do que no nosso.

Dentro do limite, o hábito de tomar um drinque após o trabalho não costuma trazer problemas. Mas não vale acumular pontos para gastar tudo num dia só! Encher a cara - ainda que esporadicamente - faz dispararem os riscos de acidentes de trânsito e violência. "Também há aumento da tolerância alcoólica. É preciso beber cada vez mais para conseguir o mesmo efeito", diz Palhares.

Ressaca, sai desse corpo!

Como sobreviver ao dia seguinte:

· É preciso beber 200 ml de água por hora. Durante a ressaca, a quantidade 
pode ser algo entre 230 e 250 ml (um copo grande). Vale água de coco.

· Tome analgésicos e antiácidos para diminuir a dor de cabeça e o enjoo.

· Ingira glicose. Ótima desculpa para comer sem culpa uma barra de chocolate (que faz efeito em 15 minutos).

· Coma verduras, frutas e legumes, que fornecem os nutrientes de que o organismo precisa para se recuperar do porre.

· Ingira carboidratos (pão, batata, massas), que fornecem energia.

Fique longe:

· Das carnes, queijos e molhos, que sobrecarregam (ainda mais) o fígado.

· Do café: a cafeína baixa o nível de açúcar no sangue e desidrata.

· De bebida. Álcool não cura ressaca; só piora.

· Da academia (só no dia!). O corpo precisa de repouso.

Você está bebendo demais se:

1. Já ganhou apelidos como "Pé na jaca" ou "Maria vai com o copo".

2. No lanche da manhã, tem vontade de substituir o suco de laranja por um hi-fi.

3. No fim da balada, os amigos desaparecem para não ter de levá-la para casa.

4. Você já deixou de ir a uma festa de criança porque é muito careta, não tem nada alcoólico.

5. Bebe escondida em casa ou sai sozinha para tomar uma coisinha. Assim, evita críticas.

6. Seu namorado já reclamou mais de uma vez do seu bafo.

7. Você nem lembra bem por quê, mas tem a sensação de que fez algo errado na festa de ontem.

fonte: mdemulher.abril.com.br