Com a bexiga cheia tomamos melhores decisões, segundo sugere um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Twente (Holanda) e publicado na revista Psychological Science. Segundo Mirjam Tuk, coautora do estudo, enquanto controlamos a necessidade urgente de ir ao banheiro melhora globalmente o mecanismo de autocontrole do cérebro, o que nos ajuda a escolher melhor entre várias opções.
Tuk e seus colegas Debra Trampe, da Universidade de Groningen, e Luk Warlop, da Universidade Católica de Louvain, realizaram uma experiência no qual vários voluntários bebiam cinco canecas de água ou tomavam pequenos goles de cinco canecas separadas. Decorridos 40 minutos -a quantidade de tempo aproximada que demora a água em chegar à bexiga-, os pesquisadores avaliaram o autocontrole dos participantes, aos quais foram oferecidos oito opções, cada uma das quais permitia escolher entre uma pequena recompensa imediata e outra maior, mas em longo prazo. Os pesquisadores demonstraram que as pessoas com a bexiga cheia costumavam optar pelas recompensas em longo prazo, mais benéficas.
- Está transparente como a água, o ser humano faz melhores escolhas com a bexiga cheia", conclui Tuk, que recomenda beber uma garrafa de água antes de tomar as decisões que consideramos importantes.
NDIG