Pages - Menu

Pages - Menu

13 de mar. de 2012

Crônicas das novelas políticas de Pedra Lavrada

Texto enviado por um cronista autodenominado "ANALISTA POLÍTICO". 

MELHOR DO QUE SER REI É SER AMIGO DO REI

O que lhe parece melhor? Comprar e manter uma casa de praia, ou ser amigo de quem tem uma? Comprar e manter uma lancha, ou ser amigo de quem tem uma? Pois bem, vamos aos fatos.

Os acontecimentos da última semana deixaram clara a capacidade do vereador Alexsandro Buriti em conduzir o “jogo político” em benefício próprio.

Não quero aqui engrossar o coro do “eu já sabia”, mas desde sempre era evidente que a benção do prefeito Tota Guedes recairia sobre seu primo e pupilo Roberto Cordeiro. Ora, nosso prefeito, não diferente de qualquer outro detentor de mandato político, prospecta seu retorno à frente da Prefeitura Municipal. Desse modo, seria demasiadamente arriscado passar o bastão para outro que, no futuro, viesse a andar com suas próprias pernas e promovesse um déjà vu, fazendo referência ao que o mesmo prefeito Tota Guedes aprontou com seu ex-mentor Tinan.

Surpreendeu-me apenas o fato de Alexsandro chegar a acreditar que daria o “pulo do gato” e seria o escolhido do prefeito. Méritos para o prefeito e seu poder de “enrolação”.

Faço aqui uma pausa para um adendo: João de Barros, hoje pré-candidato pelo PT, se viu meses atrás na mesma situação do vereador Alexsandro. Almejando a cabeça da chapa e, talvez prevendo o desfecho do jogo do prefeito, logo rompeu com o grupo para viabilizar sua candidatura de forma independente.

Retomando o raciocínio, foi aí que Alexsandro colocou em prática aquilo que vem exercitando desde a época da gestão do “professor do professor” (aí fica o trocadilho para você pensar).
Há muito acostumado a ser o fiel escudeiro do ocupante da tão cobiçada cadeira, em troca dos mimos, regalias, privilégios, etc., e vendo seu sonho de ser protagonista evaporar, o vereador promoveu então um verdadeiro leilão pelo seu passe, para se manter como “AMIGO DO REI”. Quem dá mais?

Parecendo até Ronaldinho Gaúcho, todos deram lances para contratar o preterido do prefeito.
Depois de várias reuniões, até com um líder religioso local (será que a igreja também deu seu lance?), e de posse das propostas, ao que se comenta, pomposas, Alexsandro, fatidicamente, vai ao encontro do seu até então concorrente, Roberto Cordeiro, e coloca as cartas na mesa.

Finalmente, acaba a novela. Após todo o charminho que fez, aliás, “charminho” muito bem colocado pelo Voz de Pedra, Alexsandro aceita seu karma de coadjuvante, em troca de uma boa “renovação contratual” com o grupo do prefeito, cobrindo as ofertas recebidas pelos opositores João de Barros e Tinan.

Cabe aqui uma reflexão. Quem vai pagar a conta? Se fosse alguém da oposição a arrematar o apoio do vereador, teríamos certeza que os recursos não sairiam dos cofres da prefeitura. Porém, como nosso prefeito foi o vencedor, poderemos ser nós a bancar o charminho do preterido.

Bom, essa novela não passou na Globo, mas pense num ibope que ela rendeu! Tanto que nossos representantes, os vereadores, de tão interessados em acompanhar as cenas do capítulo final, abdicaram de trabalhar, e cancelaram a sessão que se realizaria na última sexta-feira. Resta saber, com tantas novelas ainda por acontecer, será que teremos alguma sessão na Câmara Municipal até o final do processo eleitoral?

Balanço final da história: Quem acha que Alexsandro saiu perdendo com toda essa celeuma engana-se, pois mesmo se mantendo como coadjuvante, o agora pré-candidato a vice teve seu passe supervalorizado, avolumando mais ainda seus já citados mimos, regalias, privilégios, etc. João de Barros e Tinan não obtiveram êxito na contratação do “camisa 10”, mas deram um baita prejuízo ao prefeito (ou seria a nós?). E ainda houve os “efeitos colaterais”, como o desgaste causado dentro do grupo do prefeito com os “suplentes de coadjuvante” Alberto e Júnior, que cobiçavam a vaga de vice.

E Rigoberto? Aonde entra nessa história? Ouvi hoje na rádio que ele não participou do leilão porque estava no Canadá.

Próximas novelas:

João de Barros e Rigoberto em: Unidos venceremos....mas você é o vice!

Tinan e João de Melo em: Ficha suja? Como assim? Lavou, tá novo!
Prometo me identificar em breve. Forte Abraço. 

vozdepedra.com