Pages - Menu
▼
Pages - Menu
▼
3 de mai. de 2012
VOZDEPEDRA APOIA: DERMATOLOGISTAS UNEM-SE PARA DIAGNOSTICAR HANSENÍASE EM TODO O PAÍS
Campanha Sociedade Brasileira de Dermatologia contra a Hanseníase realizada diagnóstico gratuito da doença.
No dia 05 de maio, hospitais e postos de saúde de todo o país unirão forças para atender, gratuitamente, a população a fim de identificar e dar início ao tratamento da Hanseníase, por meio da campanha Sociedade Brasileira de Dermatologia contra a Hanseníase. Para isso, os interessados deverão dirigir-se a um dos locais credenciados, entre 8h e 12h, onde serão atendidos de acordo com a ordem de chegada.
A iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) ocorre porque, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o segundo país com maior incidência da doença, ficando atrás apenas da Índia. Dos quase 230 mil casos novos detectados em todo o mundo, cerca de 35 mil foram registrados em nosso país. A coordenadora nacional da campanha, Dra. Marilda Milanez, explica que a importância do diagnóstico precoce é fundamental para o controle da doença e o sucesso do tratamento.
Na Paraíba, dois postos de atendimento foram montados em João Pessoa para atender a população. Nestes locais, os dermatologistas analisarão casos de manchas a vermelhadas e esbranquiçadas, caroços e área dormentes da pele, que podem ser sintomas da Hanseníase. Para a coordenadora regional da campanha, Dra. Luciana Trindade, esta campanha é de extrema importância, pois possibilitará o diagnóstico e o monitoramento de casos da doença, divulgar informações sobre a Hanseníase e despertar a população sobre a importância de detectar a doença precocemente.
Ocasionada pelo bacilo de Hansen, a Hanseníase afeta principalmente a pele e os nervos, pode ocasionar a perda de membros e sua transmissão ocorre, inclusive, pelo ar. O período de incubação da doença varia de três a cinco anos e sua manifestação ocorre, inicialmente, com o aparecimento de manchas dormentes pelo corpo, de cor avermelhada ou esbranquiçada. Outros sintomas podem ser placas, caroços, inchaço, fraqueza muscular e dor nas articulações.
A principal forma de tratamento da Hanseníase é a multidrogoterapia ou poliquimioterapia, que consiste em na associação de antibióticos, administrados por via oral, para matar a bactéria. “Sua duração média varia de seis meses até um ano, mas assim que o tratamento é iniciado, a pessoa deixa de transmitir a doença”, explica a Dra. Marilda.
Sobre a Hanseníase
A Hanseníase é uma doença muito antiga e afeta a humanidade há, pelo menos, 4 mil anos. Os primeiros casos de que se tem registro datam de 1350 a.C e ocorreram no Egito. Antes conhecida como lepra, seu nome foi modificado em homenagem ao descobridor de sua bactéria causadora, Gerald Hansen. Antigamente, a Hanseníase era incurável e a única forma de conter sua transmissão era o isolamento dos pacientes, medida que caiu em desuso após a descoberta do tratamento. “Entretanto, até os dias atuais o estigma e o preconceito permanecem enraizados na sociedade, dificultando a aceitação e o enfrentamento da doença, por parte do paciente”, alerta A Dra. Marilda.
De acordo com a médica, o lado positivo é que, em 2011, dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde demonstraram uma diminuição de 15% no número de casos novos diagnosticados. A incidência da doença também está distribuída de forma irregular no Brasil, sendo mais presente nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste.
Sobre a Sociedade Brasileira de Dermatologia
Única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Médica Brasileira como representante dos dermatologistas no país, a Sociedade Brasileira de Dermatologia é presidida no biênio 2011/2012 pela Dra. Bogdana Victória Kadunc e sua diretoria, Dra. Sarita Bezerra, Dra. Leandra Metsavaht, Dr. Carlos Barcaui, Dra. Eliandre Palermo e Dra. Luciana Rabello.
Atualmente, conta com mais de seis mil associados e está presente em 23 estados. Além do objetivo de ser o canal de referência para propor, às entidades competentes, medidas a fim de preservar, disciplinar e fiscalizar o exercício da Dermatologia, a SBD pretende, com uma divulgação nacional de suas campanhas, garantir à população o acesso às informações necessárias para que ela possa ter o cuidado ideal com a pele, prevenindo doenças.
SERVIÇO:
Campanha Sociedade Brasileira de Dermatologia contra a Hanseníase
Data: 05/05/2012
Hora: 08h às 12h
Locais de atendimento:
- COMPLEXO HOSPITALAR DE DOENÇAS INFECTOCONTAGIOSAS DR. CLEMENTINO FRAGA: Rua Ester Borges Bastos, s/n, Jaguaribe, João Pessoa.
- HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY: Campus I, s/n, Cidade Universitária, João Pessoa.
APPROACH
Heda Wenzel (heda.wenzel@approach.com.br)
Fabiana Guimarães (fabiana.guimaraes@approach.com.br)
Tel: (21) 3461-4616, ramais 135 e 152
www.approach.com.br
Fabio Barros
Approach
(21) 3461-4616 - r.194 / (21) 9738-7353
(11) 3846-5787
(61) 3322-0082
www.approach.com.br