Pages - Menu

Pages - Menu

31 de jul. de 2012

Programa Garantia-Safra será ampliado


A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou da 13ª Reunião Extraordinária do Comitê Gestor do Programa Garantia-Safra, no dia 27 de julho.  Na oportunidade foi discutida a ampliação do número de cotas para os Municípios, a correção do valor das cotas, a ampliação do programa para inclusão de agricultores familiares de todo o Brasil. Além disso, foram debatidas medidas para beneficiar os Municípios de forma a reduzir o número de conflitos entre os parceiros.

As medidas tratadas são reivindicações da CNM. Estas poderão ser atendidas por meio de Portaria a ser publicada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e também por Medida Provisória a ser editada pela presidente da República, Dilma Rousseff.

O Programa Garantia-Safra é um importante instrumento de apoio voltado para os agricultores familiares que sofrem com perda de, pelo menos, 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca, milho ou outras atividades agrícolas, em razão de seca ou excesso de chuvas. O benefício é destinado a produtores da região Nordeste do país, na área norte do Estado de Minas Gerais, Vale do Mucuri, Vale do Jequitinhonha e na área norte do Estado do Espírito Santo - área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

A indenização ocorrerá mediante adesão de Estados e Municípios e será paga pelo governo federal aos agricultores, em até seis parcelas mensais, por meio de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal.

Agência CNM

Espertalhões estavam cobrando taxas para inscrever incautos no Empreender Paraíba


A Polícia Civil e a Ouvidoria do Empreender Paraíba descobriram que nos municipios de Teixeira, São João do Cariri e Serra Branca alguns espertinhos estavam cobrando taxas que variavam de 10 a 12 reais para inscrever pessoas carentes no Programa Empreender PB. O Secretário Executivo do Empreender PB, Joadson Xavier, advertiu ao povo que as inscrições no programa de microcrédito do Empreender são gratuitas e quem aparecer cogrando taxas deverá ser denunciado à Polícia.
Os pequenos empreendedores, grupos organizados e micro e pequenas empresas podem fazer a inscrição gratuitamente, via internet, pelo site www.empreender.pb.gov.br ou através do telefone 0800 570 0800.
Criado pela Lei 9.335, de 25 de janeiro de 2011, o Empreender Paraíba é uma política pública de microcrédito que tem como prioridade o fomento ao empreendedorismo e a inovação, através da concessão de crédito orientado aos empreendedores individuais ou através de grupos organizados.
Blog do Tião Lucena

IMAGENS FORTES: Dois corpos são encontrados esquartejados em Mari


Policiais do Destacamento de Mari-PB, receberam, na manhã deste domingo (29), uma informação através do "Linha Direta" com a viatura dando conta de um homicídio que teria ocorrido às margens de um açude conhecido como "açude do estado". Ao se dirigir até o local os homens da Polícia se depararam com um cenário de atrocidade.Já nas primeiras averiguações, os policiais encontraram diversas cápsulas de revolver deflagradas e uma quantidade de massa cefálica pelo chão. Em seguida foi encontrado parcialmente enterrada a parte de um corpo, sendo assim, o homicídio foi constatado e a Perícia acionada. Todavia o que parecia comum na cidade de Mari, se tornou ainda mais assustador.

 
Quando os homens do IPC começaram a remover o corpo do solo perceberam que haviam sido cortados os membros inferiores, superiores e a cabeça e como se não bastasse a barbaridade, ao continuar a escavação os peritos constataram que havia mais um corpo na cova com os mesmos sinais de violência, sem pernas, braços e cabeça e com parte do abdome cortado tendo os órgãos expostos.

Da forma em que os corpos estavam a Polícia não fazia idéia de quem se tratava, pois, apesar de não estarem em decomposição, não havia como identificar por não haver os rostos. Ninguém, dos muitos que curiosos que foram ao local, arriscou dizer quem seriam até o momento em que de um lugar de um cheiro forte, um popular encontrou em uma sacola plástica um volume que pareciam ser duas cabeças, fato que foi confirmado pela Polícia.

 
Logo após descobrir o local onde estavam as cabeças, uma pessoa informou que se tratava de dois irmãos gêmeos conhecidos como "Wilian" e "Kekeu". Até o fechamento da matéria, a Polícia ainda não tinha outras informações sobre os dois, que residiam na Vila São Luis, também chamada de "favela São Luis".

Populares informaram que na noite anterior, sábado de Santana (28), ouviu-se alguns disparos às margens do açude que foram confundidos com fogos de artifícios por conta dos festejos.

Só esse ano já contabiliza na cidade de Mari o número assustador de 18 homicídios. Um popular alegava ao lado dos corpos que "tá complicado e perigoso morar em Mari".

Não há pistas sobre a autoria dos crimes. A Polícia não soube informar no momento se os dois mortos têm algum envolvimento com drogas, contudo o crime tem características claras de execução.

Informações e fotos Blog Mari Fuxico

30 de jul. de 2012

Salas da UFPB são arrombadas e computadores roubados


O Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) do campus de João Pessoa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) teve mais de 12 salas arrombadas, segundo o diretor do centro, David Fernandes. David Fernandes informou que não é possível confirmar o dia que ocorreu o arrombamento, que só foi percebido na manhã desta segunda-feira (30), quando as salas foram encontradas com suas trancas violadas.
Ainda conforme o diretor, foram levados computadores e retroprojetores que pertenciam a própria universidade. A Polícia Federal isolou o local na manhã desta segunda e irá apurar as condições em que os assaltantes invadiram as salas do CCTA.
De acordo com o diretor do Centro de Comunicação, Turismo e Artes, o prédio em que as salas foram arrombadas possui um sistema de vigilância eletrônica, mas que na hora do furto não detectou os assaltantes. “As salas eram monitoradas por uma aparelhagem de segurança eletrônica, que mesmo com os arrombamentos não conseguiu detectar os assaltantes. A Polícia Federal vai apurar o caso, porque foram levados vários ‘laptops’ e ‘datashows’, um prejuízo que não tenho nem como estimar”, afirmou o diretor.
Para o professor Marcos Nicolau, coordenador da pós-graduação em Comunicação e do Núcleo de Artes Mediáticas, o assalto representa a suspensão de projetos e trabalhos acadêmicos. “O sentimento é de indignação, pois conseguimos este material com muito esforço. Da sala que estava sob a responsabilidade da pós-graduação, foram levadas uma mesa digitalizadora, um notebook e um retroprojetor. As salas foram derrubadas a chutes, com muita violência. Acredito que se tivesse algum segurança por perto teria ouvido”, completou Nicolau.
Ainda conforme Marcos Nicolau, esta seria a segunda vez em poucos meses que o centro é alvo de assaltantes. Um pedido de reforço da segurança do local, em decorrência do primeiro assalto ao CCTA neste ano, já havia sido feito junto a Reitoria da universidade, segundo David Fernandes. “Já tínhamos pedido o reforço da vigilância eletrônica e de rondas feitas por seguranças. Solicitamos também a instalação de grades”, concluiu.
Do G1 PB

Mulher de Cachoeira é suspeita de tentar subornar juiz em GO, diz PF


A mulher do contraventor Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, Andressa Mendonça, é suspeita de tentar subornar um juiz federal para tentar beneficiar o bicheiro, segundo informações da Polícia Federal.

Segundo a assessoria de imprensa da PF, Andressa está na sede da superintendência desde as 9h15 para prestar esclarecimentos, em cumprimento a um mandado de condução coercitiva expedido pela Justiça Federal em Goiânia.


De acordo com nota divulgada nesta segunda-feira (30) pela PF, o mandado é resultado de investigação que apura se ela teria oferecido vantagem indevida ao juiz Alderico Rocha Santos, da Justiça Federal de Goiás, com o objetivo de obter decisão favorável a Cachoeira na ação penal referente à Operação Monte Carlo, deflagrada no final de fevereiro deste ano.
A suposta conduta de Andressa está prevista no artigo nº 333 do Código Penal, que trata de corrupção ativa, diz a nota. A PF não deu detalhes sobre o suposto suborno e as investigações.
G1 tentou contato com Andressa no celular na manhã desta segunda, mas ela não atendeu aos telefonemas até a publicação desta reportagem. Seus advogados também não atenderam aos telefonemas.
O juiz Alderico Rocha Santos, da 11ª Vara da Justiça Federal de Goiânia, foi quem conduziu a audiência, na semana passada, do processo referente à Operação Monte Carlo, que culminou na prisão do bicheiro no fim de fevereiro. O contraventor e mais sete são réus na ação penal. Todos ficaram em silêncio na audiência.
Ainda de acordo com a nota da PF, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na casa da mulher de Cachoeira nesta manhã. Foram apreendidos 2 computadores, 2 tablets e documentos no condomínio de luxo de Goiânia.
A Monte Carlo é a operação da Polícia Federal que prendeu Cachoeira sob acusação de exploração do jogo ilegal em Goiás. Após a operação, o Ministério Público Federal de Goiás denunciou 81 pessoas.
Do G1

Compulsão por compra é doença e atinge 5% dos paraibanos

Sem tratamento, o problema é capaz de causar, além de dívidas cada vez maiores, depressão e isolamento social.



Ciclos de ansiedade antes da compra, prazer durante o pagamento e arrependimento logo em seguida: esse é o perfil dos compradores compulsivos, que já começam a aparecer com importância significativa nos consultórios médicos paraibanos. Não conseguindo se render aos impulsos, essas pessoas transformam o que seria um ato corriqueiro em um verdadeiro descontrole. Sem tratamento, o problema é capaz de causar, além de dívidas cada vez maiores, depressão e isolamento social.


De acordo com o primeiro-secretário da Sociedade Brasileira de Psiquiatria, Luiz Carlos Ilafon Coronel, o transtorno atinge majoritariamente mulheres entre 25 e 60 anos, mas a faixa etária atingida tem se ‘rejuvenescido’ bastante. “Esse problema cresceu muita na modernidade. Somos uma sociedade do consumo. Deixamos de ser cidadãos para nos transformarmos em consumidores. Interessante que mesmo as crianças deixaram de ser crianças também. Agora já existe todo um marketing dirigido à exploração da infância e da adolescência como mercado consumidor”, destaca, enfatizando ainda que o mercado, além de atender às demandas por cultura e lazer, também criou novas necessidades. “É só olhar para os eletrônicos. Quem diria que não viveríamos sem eles? É a marca dos tempos”, revela.


O Procon de João Pessoa, por exemplo, atende pelo menos uma pessoa por dia com problemas de superendividamento, sendo a grande maioria por mau uso dos cartões de crédito, isto é, pelas compras excessivas, que superam o orçamento familiar. “Quando eles chegam aqui, já é como o último suspiro. Vêm mesmo tentar fazer um conciliamento com os concedentes dos cartões. Há uns dois anos, atendi um senhor que, por causa desse mau uso, já tinha uma dívida que era em mais de R$ 14 mil superior ao que ele ganhava, que era cerca de R$ 5 mil. Ele veio bem desesperado, mas, felizmente, conseguimos resolver o caso”, explica um dos advogados do órgão, Djalma Pereira de Farias Júnior.


Subnotificação


Embora o assunto seja mais comum do que muitos imaginam, ainda não há pesquisas locais ou nacionais sobre compradores compulsivos. A referência mais importante sobre o tema é feita apenas através de uma pesquisa por amostragem americana, realizada em 2006, que apontou que 5% da população apresentavam o distúrbio. Se pudéssemos adaptar o percentual para a realidade da Paraíba, chegaríamos a mais de 188 mil paraibanos sofrendo com o transtorno. Uma delas é a sobrinha da funcionária pública Joana Maria, que assim será identificada para preservar a identidade de ambas. 


“Ela começou a sair comprando tudo que queria. Não interessava. Era roupa, sapato e coisas caras, como uma televisão, celulares e um notebook. Ela chegou ao ponto de não pagar o aluguel por nove meses. Como a família conhecia o dono do apartamento, perguntou se estava tudo bem. Foi quando ele contou a situação. O pior é que ela alterna essas compras com muita depressão. Fica muitos dias trancada no quarto, sem nem ver a luz do sol”, lamenta.

Correio da Paraíba

Deputado Agaciel Maia, de Brasilia, foi acusado de tirar água de açude público da Paraíba para encher o seu açude particular


Deputado Agaciel Maia, de Brasilia, foi acusado de tirar água de açude público da Paraíba para encher o seu açude particular


O deputado Agaciel Maia, de Brasilia, foi flagrado pela Aesa da Paraíba tirando água do açude público de São José do Brejo do Cruz para encher o açude de sua propriedade localizada naquele municipio do sertão paraibano. Agaciel, para os menos lembrados, foi aquele diretor do Senado flagrado  nomeando um monte de gente entre parentes, aderentes e assemelhados. Defenestrado do cargo, elegeu-se deputado distrital por Brasilia, mas como quem nasce torto, não tem jeito, morre torto, voltou a Paraíba, sua terra natal, para secar açude.


Fiscais da Aesa foram convocados para ver de perto a ação de Agaciel em São José do Brejo do Cruz, mas algum espírito de porco o avisou com antecedência, possibilitando ao infrator ajeitar as coisas antes da chegada da fiscalização. Na denúncia se dizia que Agaciel botara três canos para puxar a água do açude público de Brejo do Cruz para encher o açude dele. Porém, depois de avisado, ele teria dado um jeito de arrancar dois canos e deixar apenas um. Este um foi justificado como sendo um jeito de usar a água do açude em necessidades permitidas. Os fiscais da Aeasa ficaram satisfeitos com a explicação e retornaram sem punir o infrator. Agora, sem fiscalização, é bem capaz dos outros dois canos voiltarem à ativa.


Blog do Tião Lucena

28 de jul. de 2012

Funcionário de hotel rouba Rolex de R$ 30 mil de Michel Teló

Um homem foi preso acusado de furtar um relógio da marca Rolex que o cantor Michel Teló esquecera em um hotel de Marabá, no sudeste do Pará.



Um homem foi preso acusado de furtar um relógio da marca Rolex que o cantor Michel Teló esquecera em um hotel de Marabá, no sudeste do Pará. A Polícia Civil avaliou o relógio em aproximadamente R$ 30 mil e disse já tê-lo enviado de volta à assessoria do cantor.


Uma equipe de agentes foi ao local e identificou um funcionário da lavanderia do hotel como o autor do crime. O homem, segundo a polícia, encontrou o relógio perdido em meio à roupa de cama utilizada pelo cantor e o subtraiu.


"O relógio foi encontrado na casa dele, escondido dentro de uma mala. Ele recebeu voz de prisão e foi autuado em flagrante por furto qualificado", informou o delegado Thiago Rodrigues. O delegado afirmou que depois de descobrir o nome do empregado, a polícia esperou para ver se ele se apresentaria espontaneamente, o que não aconteceu.


O funcionário trabalhava havia um ano e oito meses na empresa. Empregados do hotel ouvidos pela equipe policial afirmaram que ele sempre agira de forma correta. De acordo com a polícia, o acusado disse não imaginar que o relógio tivesse valor tão alto e que pensou que ninguém fosse perceber o sumiço.


A reportagem encontrou em contato com a assessoria do cantor, mas não obteve resposta até a publicação deste texto. Procurada, a gerência do hotel preferiu não se manifestar.


Esta não foi a primeira vez que o cantor foi furtado. Sua equipe teve valores subtraídos em março, na Espanha, segundo um jornal local.


UOL

Quer ser importante? Roube!


Roubar no Brasil é bom, dá status, dá posses, enrica o sujeito e o torna famoso. Veja os exemplos: os ladrões brilham na ribalta, enquanto os bêstas que percorrem o caminho da honestidade ficam na sarjeta da ignorância. Quer ser importante, imponente e exaltado no Brasil? Então roube, homem. Mas não vá roubar galinha, pão de caixa e mortadela para matar a fome, porque isso não é roubar. Roube muito. Roube o dinheiro das criancinhas, dos velhinhos, dos aposentados, dos chamados carentes. Roube, leve para casa, divida com a família e depois vá curtir. Garanto que logo, logo, você será convocado para ocupar um cargo importante na administração pública, ou então será convidado a disputar uma governança, uma senatória, uma prefeitura ou um mandato parlamentar de deputado federal, estadual ou vereador. 


Não pense que vai progredir fazendo da política um sacerdócio, porque não vai. No Brasil não vai, garanto. Desde a fundação de nossa terra que a pancada do bombo é esta. Lembra Rui Barbosa? Pois então me diga se não estou certo. O baixinho de cabeça grande era honesto até a medula e por isso não foi eleito presidente. Seria um atrevimento elege-lo. A Presidência tinha que ser exercida por gente vibrante e gatuna, não por Rui Barbosa que, se chegasse lá, acabaria a festa da mamata.


Por isso roube, superfature, burle concorrências públicas, sonegue impostos, cobre comissões de 20 por cento para liberar o que não é seu, bote a família inteira para trabalhar na mordomia, em suma, pinte o sete, desenhe o oito e faça o quatro do carnaval, que vai se dar bem, vai brilhar, encantar, virar artista, ser paparicado, cheirado, amado e chamado de santo.


No Brasil tem que ser assim. Pode prestar atenção que concordará comigo. O brasileiro, principalmente o que não rouba e teima em ser honesto, tem uma mania feia de exaltar o ladrão. Todo ladrão de gravata vira santo na ótica do povo brasileiro. E quanto mais ladrão, mais importante é. Os exemplos são muitos, desde aqui de nossa terra até as outras plagas brasileiras. Por isso apague da cabeça essa idéia de ser bonzinho, pagador de impostos, cumpridor de deveres e marido de uma mulher só. Isso é coisa para quem não quer brilhar, ser grande, vibrante e importante.


Mas se tudo isso que eu lhe disse não servir para mudar seu jeito de ser e agir, então se conforme com a vida lascada que o espera, a conta da energia atrasada, a Energisa na sua porta querendo cortar a luz, o colégio do menino que ficou para o mês seguinte, a mulher espiando o céu em busca de uma luz e o salário, que vive congelado, minguando a cada dia, sem dar para quase nada além da feira pelada. Só um consolo lhe restará: você terá, pendurado na parede de sua casa e marcado na lembrança dos seus filhos, um diploma de honesto. Pode não ser muita coisa, mas quem sabe se lá diante do Justo e Juiz de todos nós tal diploma não será seu indulto para a vida eterna?


Via Blog do Tião Lucena

OPINIÃO: 100 anos de Nordeste e de Brasil

Por Márcio Vasconcelos Souto


Este ano comemoramos o centenário de Luiz Gonzaga. Você que é jovem talvez nunca tenha ouvido falar deste nome (o que é uma total falta de informação), mas sempre que está em uma festa se diverte ao som do forró, que é um tipo de música onde estão presentes os mais variados ritmos como baião, xote, xaxado etc. Todos estes ritmos foram popularizados e até melhorados pela personalidade extremamente musical de Luiz Gonzaga e todos os forrozeiros de hoje deveriam homenageá-lo diariamente por toda a sua contribuição para a música nordestina.


Luiz Gonzaga nasceu lá em Exu, filho de Januário José dos Santos, trabalhador rural que nas horas vagas tocava seu fole de oito baixos imortalizado na canção “Respeita Januário” e de Ana Batista de Jesus (mais conhecida como Santana). Com Januário Luiz aprendeu a tocar o acordeom e mesmo antes de sua adolescência já tocava nas festas e feiras de sua cidade. Já quando adulto Gonzaga partiu para o Rio de Janeiro onde viria a consolidar uma bela carreira de músico, tocando nas rádios e acompanhando diversos artistas dos mais variados estilos.


Juntamente com parceiros musicais como Humberto Teixeira e Zé Dantas, Luiz Gonzaga compôs as canções que até hoje encantam várias pessoas do Brasil e inclusive do mundo, pois suas músicas possuem versões até em japonês.
Mesmo indo para o Rio de Janeiro, Luiz Gonzaga não perdeu suas raízes e fez de sua música uma importante arma para alertar os brasileiros sobre as condições de vida sob qual a população nordestina vivia e também para mostrar as riquezas e as boas coisas que nosso nordeste tem. No auge de sua carreira o baião tornou-se a música mais popular do Brasil e praticamente todas as rádios tocavam sua música e divulgavam a cultura nordestina por todo o país.


Clique aqui para ouvir Luiz Gonzaga

A obra de Luiz Gonzaga é uma das mais completas formas de divulgação de uma cultura já encontradas no Brasil. Quem ouve seus vários discos tem uma nítida imagem de como era a vida no Nordeste de Gonzaga e mesmo que nunca tenha visitado nossa terra visualiza todos os aspectos de nossa cultura que foram cantados tão bem por Luiz Gonzaga.


Portanto meu caro leitor, se você está acostumado a ouvir coisas como “roda o copo na cabeça”, saiba que nossa cultura passa longe de todas estas bandas de forró plastificadas que vemos nos nossos eventos e que a verdadeira cara do nordeste se confunde com a obra de Luiz Gonzaga, que hoje tem tão poucos defensores como: Dominguinhos, Zé Ramalho, Elba Ramalho, Alceu Valença etc, Mas que sempre será lembrada pois quando o artista fala de sua cultura com verdade não é esquecido.


O Nordeste devia celebrar muito mais as homenagens ao mestre Gonzaga que fez tanto ou talvez mais por nossa terra do que os nossos queridos representantes políticos.


Viva o Nordeste. Viva o povo nordestino e viva Luiz Gonzaga, que é a cara e a voz desse povo, que mesmo com tantas dificuldades ainda tem coragem de levantar a cabeça e seguir em frente e lutar pelos seus direitos.


vozdepedra.com


27 de jul. de 2012

Eleitores da PB podem denunciar propagandas irregulares pela internet



Serviço está funcionando desde o início do mês de julho na página do TRE.


Corregedoria informou que já foram feitas 10 denúncias pelo serviço.


CLIQUE AQUI PARA IR AO SITE E FAZER A DENÚNCIA



A corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba implantou no início de julho um serviço para que os eleitores tenham como denunciar propagandas eleitorais irregulares por meio da internet. A coordenadora da corregedoria, Vanessa do Egypto, informou nesta quinta-feira (26) que até agora foram registradas 10 denúncias através da ferramenta.


O Denúncia Online Propaganda Eleitoral está abrigado no site da corregedoria. De acordo com Vanessa, as denúncias são feitas através do preenchimento de um formulário simples, mas é preciso que as pessoas se identifiquem ao preenchê-lo.


Ainda segundo a coordenadora, o número de denúncias não é muito alto porque como se trata de uma eleição municipal as pessoas procuram mais as Zonas Eleitorais. “O serviço é para facilitar, mas geralmente o eleitor vai direto às zonas”, completou Vanessa do Egypto.


Vanessa disse também que caso um eleitor veja uma suposta irregularidade em um local que não é só seu domicilio eleitoral pode fazer a denúncia utilizando o serviço. Ela alertou também que todas as denúncias feitas são encaminhadas para as respectivas Zonas Eleitorais.


G1

EMPREGOS: Estado prepara 'um grande concurso' para Educação; provas podem acontecer este ano

O concurso deve ser realizado ainda este.

O Governo do Estado prepara um concurso público para professor e outras categorias do magistério. O concurso deve ser realizado ainda este. A equipe da Secretaria de Educação está preparando os editais para divulgação do concurso, com quantidade de vagas, salários e cargos a ser ocupados. A revelação é do próprio secretário estadual da Educação, Harrison Targino.

O secretário lembra que outro concurso já foi realizado na atual gestão. "A determinação do governador Ricardo Coutinho é que iniciemos o concurso público ainda este ano na Paraíba. Já no ano passado tivemos um concurso e o governador deu posse a mais de mil professores em uma só assentada. E nós teremos, ainda este ano, novo concurso público voltado a renovar os quadros da educação paraibana, estabilizando uma carreira do Estado, para que possamos cada vez mais melhora a sua qualidade", disse.

As revelações foram feitas pelo secretário estadual de Educação durante entrevista, na última terça-feira (24) ao programa 27 Segundos, que vai ao ar pela RCTV (Canal 27 da Net digital), de terça a sexta-feira, sempre às 21 horas.

Harrison afirma que a secretaria de Educação está ultimando os editais. "Estamos exatamente levantando esse número de vagas. A comissão da Secretaria de Educação está levantando essas vagas, para puder, juntamente com a Secretaria de Administração, passar para o governador Ricardo Coutinho, ainda este mês, um número exato, para as definições devidas no que pese a alocação de recursos e possibilidades efetivas orçamentárias, para realizar um grande concurso", afirmou.

Segundo ele, o concurso público para professor da rede estadual de ensino será para todos os níveis de professores. "Mas também será voltado aos apoios educacionais, fazendo um concurso que possa ter amplitude bem maior do que costumeiramente temos aqui", disse.


Portal Correio

26 de jul. de 2012

Pedra Lavrada: Veja a lista dos 40 candidatos a vereador e suas declarações de bens

Pedra Lavrada(PB): O vozdepedra.com usou dados fornecidos pelo site do TRE-PB e preparou a tabela onde pode-se ver as declarações de bens dos candidatos a vereador de Pedra Lavrada. Estão listados os 40 candidatos com seus respectivos nomes completos, nome para urna, ocupação, grau de instrução e valor declarado dos bens.
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

NOME COMPLETO DO(A) CANDIDATO(A) NOME PARA URNA OCUPAÇÃO GRAU DE INSTRUÇÃO VALOR DOS BENS
(EM REAIS R$)
ADELMA MÁRIS DA SILVA ADELMA Agricultor Ensino Médio incompleto 40.000,00
ADRIANO DE ANDRADE CIPRIANO ADRIANO Comerciante Ensino Médio completo Nenhum
ADRIANO JOSÉ DA SILVA NOQUINHA Outros Ensino Médio completo 17.500,00
AGENOR SABINO JÚNIOR JÚNIOR Vereador Ensino Fundamental completo 50.000,00
ALANA CRISTINA SOUTO VASCONCELOS LANINHA Servidor Público Municipal Ensino Médio completo Nenhum
ANTONIO CORDEIRO RODRIGUES TOTA Professor de Ensino Médio Superior completo 82.000,00
AURINETE MONTEIRO DE MEDEIROS PIRES AURINETE Professor de E. Fundamental Superior completo Nenhum
CARLOS ALBERTO ALVES DA COSTA BETINHO Agricultor Ensino Fundamental incompleto Nenhum
ELISANGELA MARTINS RODRIGUES DE MELO ELIZANGELA MELO Enfermeiro Ensino Médio completo Nenhum
EMANUEL CUNHA EMANUEL CUNHA Professor de Ensino Médio Superior completo 92.000,00
ERIVONALDO MACEDO OLIVEIRA NEGUINHO DE EDIVALDO Agricultor Ensino Fundamental incompleto Nenhum
FRANCISCO JOACI DOS SANTOS SILVA NINIM DE NUCA Agricultor Ensino Médio completo 15.000,00
GIANCA MARIA SILVA PORTO GIANCA PORTO Estudante, Ensino Médio completo Nenhum
GURIATAN FERREIRA DANTAS GURI Empresário Ensino Médio incompleto 15.000,00
HEMERSON MAERTON CORDEIRO COSTA NEGUINHO DO CORDEIRÃO Vereador Ensino Médio completo 375.000,00
HUMBERTO INACIO DA SILVA CAXIADO Agricultor Ensino Fundamental incompleto 2.500,00
JARBAS DE MELO AZEVEDO JARBAS MELO Agricultor Ensino Médio completo 54.000,00
JERRY CORDEIRO VASCONCELOS JERRY PORTO Comerciante Ensino Médio completo Nenhum
JOALLE JOSE RODRIGUES BARROS JOALLE BARROS Fiscal Superior completo 254.000,00
JOILSON ROCHA AZEVEDO JOJO MELO Comerciante Superior incompleto 63.000,00
JOSE CARLOS ARAUJO DE SOUTO DEDÉ DA ESCOLINHA Cobrador de T. Coletivo Ensino Médio completo 46.000,00
JOSÉ DARIO DE LIMA DAURÍ Aposentado Ensino Fundamental incompleto Nenhum
JOSÉ GILSON FERREIRA DOS SANTOS GILSON Agricultor Ensino Fundamental incompleto 4.700,00
JOSÉ JOSINALDO DOS SANTOS NEGUINHO DA RADIO Agricultor Ensino Fundamental completo 5.000,00
JOSÉ NIVALDO CLIDÓRIO NIVALDO Agricultor Lê e escreve Nenhum
JOSÉ ROBERTO DE SOUSA PORTO ZÉ DE ADEMÁRIO Empresário Ensino Médio completo Nenhum
JOSÉ WILSON BEZERRA SANTOS WILSON BEZERRA Agricultor Ensino Médio completo 11.500,00
JOSILENE LIMA SILVA JOSILENE LIMA Agricultor Ensino Médio incompleto Nenhum
LEONALDO CANDIDO DE SOUTO DROGUINHA Agricultor Ensino Fundamental incompleto 69.000,00
LUIZETE LIRA DE VASCONCELOS LUIZETE Aposentado  Lê e escreve Nenhum
MALBA CRISTINA BELARMINO DOS SANTOS CRISTINA DE APOLONIO Agricultor Ensino Fundamental incompleto Nenhum
MARIA DE LOURDES SOUTO LIMA DE OLIVEIRA MARIA DE LOURDES Agricultor Ensino Fundamental completo nenhum
MARIA DO CARMO DE LIMA DUCARMO DO PT Outros Superior completo 26.500,00
MARIZETE MACHADO DA COSTA MARIZETE Agricultor Ensino Médio completo Nenhum
MARY ANGELA ELIZIARIO SINHA Outros Ensino Fundamental completo 40.000,00
MELQUESEDEQUE SOARES DE MELO MELK MELO Agricultor Ensino Fundamental completo 18.000,00
RAIMUNDO PERGENTINO DANTAS RAIMUNDO PERGENTINO Agricultor Ensino Médio completo 22.000,00
RANULFO RODRIGUES LIMA FILHO RANULFO Engenheiro Superior completo 72.959,56
SEVERINO DANIEL SEU BIU Agricultor Lê e escreve 5.000,00
VALDILENE DOS SANTOS BURITI LENA BURITI Professor Superior completo 18.000,00
         
         

Para ver a ficha completa do(a) candidato(a), clique aqui. Ao abrir a página do 'Divulgacand', informe o nome do município.


VOZDEPEDRA.COM

Prefeitura de Santa Luzia, na PB, anula concurso realizado pela Metta


Empresa é suspeita de fraudes em concursos públicos na Paraíba.

Anulação segue recomendação do Ministério Público do Estado.

A Prefeitura de Santa Luzia, na Paraíba, publicou um decreto nesta quinta-feira (16) onde anula um concurso realizado em janeiro que havia sido organizado pela Metta Concursos & Consultoria Ltda. A anulação segue uma recomendação do Ministério Público do Estado em função da empresa ser investigada na 'Operação Gabarito' que apura fraudes em concursos públicos. O decreto foi publicado no Diário Oficial.

No início do mês o procurador-geral de Justiça da Paraíba, Oswaldo Trigueiro, informou que o MP estava recomendando a anulação de concursos realizados na Paraíba pela Metta. Para não haver prejuízos de pessoas que já assumiram os cargos, deveriam ser anuladas apenas as concorrências onde não havia ocorrido nomeação ou posse de candidatos aprovados, situação em que se enquadra o caso de Santa Luzia.

O resultado das provas realizadas em janeiro já haviam sido publicadas no site da Metta. No entanto, o prefeito Ademir Morais (DEM) deixa claro no decreto de anulação que ele ainda não havia sido homologado pela administração municipal e agora ele deixa de ter validade.

O concurso da Prefeitura de Santa Luzia foi aberto em setembro de 2011 para o preenchimento de 88 vagas de nível fundamental, médio e superior. Os cargos iam agente comunitário de saúde até médico e a remuneração variava de R$ 550 e R$ 4 mil.

O G1 tentou falar com o prefeito Ademir Morais para saber como vai ficar a situação das pessoas que fizeram o concurso e se existe a previsão de lançamento de um novo edital, mas as ligações telefônicas não foram atendidas.

Operação Gabarito

Após as denúncias de fraudes em concursos públicos exibidas no programa Fantástico, uma operação conjunta prendeu, do dia 18 de junho, quatro suspeitos de participar do esquema na Paraíba. Entre os suspeitos detidos estavam um advogado proprietário da Metta Concursos & Consultoria e três funcionários públicos da prefeitura de Caldas Brandão.

A operação Gabarito contou com as equipes Polícia Civil, Controladoria Geral da União e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público. O promotor Otávio Paulo Neto, coordenador do Gaeco, disse que além dos mandados de prisão, também foram cumpridos seis de busca e apreensão.

Os mandados de prisão temporária foram expedidos pela comarca da cidade de Gurinhém. Os três funcionários da prefeitura de Caldas Brandão, no Agreste paraibano, faziam parte da comissão de licitação do último concurso realizado na cidade, no dia 9 de dezembro de 2011. O presidente foi preso na casa dele em João Pessoa e outros dois integrantes da comissão foram presos no Agreste. Um deles é o secretário de administração do município.

G1PB

Morte de John Lord deixa o bom rock de luto.




Por Márcio Souto

Morreu esta semana um dos mais importantes nomes da música e do Rock mundial.


O tecladista da lendária banda Deep Purple (não conhece? Então procura no youtube e para de escutar Michel Teló porra.) John Lord morreu vítima de um câncer de Pâncreas que vinha enfrentando a anos e que o tirou da banda recentemente devido ao cansaço que era excursionar com o Purple.


John Lord foi um dos principais responsáveis por unir música erudita e rock n roll em uma época onde não se imaginava a junção destas duas vertentes musicais. Como um grande estudioso dos grandes mestres como BACH e Mozart Lord incorporou às canções do Deep Purple várias inovações advindas da música clássica como por exemplo as belíssimas harmonias que você pode conferir na música Highway Star da banda supracitada. O disco que apresentou estas inovações foi o Concert For Group and Orchestra, lançado em 1969. É impressionante ver que hoje em dia com toda a tecnologia que temos não se encontram tantas boas inovações como as que nosso amigo aí fez e que o rock perdeu muito da sua capacidade de inovar e de ser a voz de gerações e mais gerações que não se conformam com  as coisas erradas.


A morte de John Lord representa uma grande perda para o rock, mas principalmente para a música de forma geral, inclusive para este que vos fala, que tem muita influência do 
Deep Purple em sua forma de tocar e consequentemente de John Lord, que junto com Richie Blackmore foi um dos mestres do rock mundial e sempre será lembrado pelo mundo afora enquanto existir boa música.


Que Deus acolha este grande músico no grande festival de mestres que há no céu.


O legado de John Lord vive. Isso é importante.

Governador terá de demitir gestor com contas rejeitadas

TCE aplica Lei Ficha Limpa e manda governador demitir diretor de hospital



O Tribunal de Contas do Estado julgou o primeiro caso que envolve a aplicação da Lei da Ficha Limpa na Paraíba. Por decisão da Segunda Câmara do TCE, o governador Ricardo Coutinho terá de demitir o diretor do hospital Regional de Patos, Eliseu José de Melo Neto, em função de irregularidades na sua gestão durante o exercício de 2011.


Ele foi condenado a devolver R$ 33.705,05 ao erário, além do pagamento de multa no valor de R$ 3 mil. O relator do processo, conselheiro Nominando Diniz, determinou em seu voto o envio de cópia da decisão ao governador Ricardo Coutinho para providências imediatas com base na lei estadual nº 9.227/10 (Lei da Ficha Limpa), que proibe a permanência em cargos públicos de quem teve contas rejeitadas por irregularidade insanável.


Além do governador, o TCE decidiu comunicar a decisão ao Ministério Público Estadual para as providências cabíveis, dentre elas, o cumprimento da lei estadual nº 9.227/10. A Paraíba foi um dos primeiros estados a adotar a Lei da Ficha Limpa.


A norma proíbe de ocupar cargos públicos, pelo prazo de oito anos, os gestores que tiverem suas contas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa e, por decisão irrecorrível do órgão competente.


Este foi o caso do diretor do hospital Regional de Patos, Eliseu José de Melo Neto. Ao fazer uma inspeção especial no hospital, o Tribunal de Contas constatou várias irregularidades, dentre elas ausência de lançamento de entradas no estoque de medicamentos, medicamento com prazo de validade expirado na prateleira da farmácia hospitalar, aparelhos de alto custo adquiridos e não instalados, realização de despesas sem licitação e número excessivo de pessoal contratado com CPFs (Codificados).


Sobre os Codificados, o TCE determinou que a auditoria realize uma análise de todos os contratos temporários na secretaria de Saúde do Estado, com vistas a apurar a fundamentação legal das contratações, a forma de acesso ao serviço público e a origem dos recursos para pagamento dos contratados.


JP online 

O PODER DA DESTRUIÇÃO


Lamentável sob todos os aspectos os comportamentos de alguns Deputados no dia de hoje, na votação do veto à MP 196! A derrubada do veto teve 18 votos favoráveis , 01 voto favorável pela manutenção e 10 votos em branco, em um total de 29 deputados (as) presentes à sessão. Para a derrubada de um veto são necessários 19 deputados(as) favoráveis (18+01, ou seja, 50% mais 1). Tivemos 18 votos favoráveis, perdemos, portanto, por 01 voto. O grave nessa situação toda foram as ausências de deputados da oposição: Daniella Ribeiro, André Gadelha (lider da oposição) e Marcio Roberto. Presentes os três teríamos alcançado a maioria simples necessária e até mais um pouco.


É de estarrecer porque na aprovação da MP 196 com a Emenda, na Assembléia Legislativa, em semana passada, o placar ao nosso favor foi de 31 a 0, à unamidade. O Governo do Estado usou todo o poder estatal para a destruição das nossas conquistas.


Detalhe: A votação do veto foi secreta. Não há como identificar quais deputados(as) votaram contra o veto (a nosso favor), o(a)  que votou pela manutenção do veto e os(as) que votaram em branco. Achamos mais grave as ausências dos nomes já acima relacionados, porque esses são do bloco de oposição ao Governo do Estado!


Providências


A APLP buscará a Justiça para fazer com que o Governo do Estado cumpra com o Plano de Carreira do Magistério Estadual (progressões verticais e horizontais) e até mesmo com a Lei do Piso Salarial Nacional, porque ao vetar a MP 196 o Governo veta o próprio Piso na Paraíba! Estaremos impetrando uma Ação Oridinária visando restabelecer a verdade.


Mobilizar a categoria em todas as regiões com debates, discussões. Organizar a nossa reação.


Vamos à Luta!


ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE LICENCIATURA PLENA DO ESTADO DA PARAIBA - APLP 3O ANOS

25 de jul. de 2012

Picuí: Velho 'tarado' é preso em Picuí por abuso sexual


Picuí(PB):Justiça determina prisão preventiva por Abuso Sexual de menor no distrito de Santa Luzia, Picuí-PB.


Foi dado cumprimento ao mandado de prisão preventiva do senhor Mauro Araújo de Souza, com 74 anos, por oficiais de justiça da comarca de Picuí, por Abuso Sexual de menor, fato ocorrido no distrito de Santa Luzia do Seridó. 


O crime está sendo investigado nesta Delegacia de Polícia.


vozdepedra com setimaregional.com.br