Pages - Menu

Pages - Menu

13 de mar. de 2013

Pedra Lavrada recebe equipe técnica do Programa Água Doce


Aos dias, 5 e 6 de Março recebemos em nosso município a Equipe do Programa Água Doce do Governo Federal (PAD), representada pela Secretaria de Recursos Hídrico, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado. Equipe formada por: Else Farias de Albuquerque (Socióloga); Márcia Liana Freire (Eng. Química); Rosimary Montenegro (Geógrafa); Felipe Bezerra (Arquiteto). Onde  no presente foram recebidos pelo Exmo. Prefeito, Roberto José Vasconcelos Cordeiro,  Vice Prefeito Alexsandro Buriti e Secretário de Fomento, Irrigação e Desenvolvimento Rural, Fabiano Duarte. Após uma reunião com a equipe executiva do município, onde foram apresentados pela equipe o valor do programa para nossa região, foi dada total condições de trabalho para que fosse realizado os trabalhos de diagnósticos nas comunidades com perfil para o programa.  A prefeitura de Pedra Lavrada através Secretaria de Fomento, Irrigação e Desenvolvimento Rural, solicitou através de ofício  ao Programa Água Doce, a inclusão do nosso município, uma vez que o mesmo encontra-se dentro  dos critérios exigido pelo MMA. Sendo assim favorável, a resposta pelo (PAD), e por não se tratar de um programa  emergencial, e sim estruturante, demos  início a 1ª etapa que foi os trabalhos de diagnósticos como: Visitas as comunidades com mais de 20 famílias e que possuam poços artesianos, coleta do solo e da água do poço para análise química, georreferenciamento das localidades, disponibilidade de área para implantação do sistema e apresentação do programa a comunidade.


Comunidades Visitadas pela equipe:
CABEÇA DE VACA, TANQUINHOS, CAPOEIRA GRANDE, MALHADA DA BARRIGUDA, CUMARÚ, CISPLATINA, CANOA DE DENTRO, CORDEIRO, QUICERENGUE, SERROTE E SITIO NOVO.

ENTENDA O PROGRAMA

O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil. Visa o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda em comunidades difusas do semiárido.

Lançado em 2004, o PAD foi concebido e elaborado de forma participativa durante o ano de 2003, unindo a participação social, proteção ambiental, envolvimento institucional e gestão comunitária local. Possui como premissas básicas o compromisso do Governo Federal de garantir à população do semiárido o acesso à água de boa qualidade, além de ser amparado por documentos importantes como a Declaração do Milênio, a Agenda 21 e deliberações da Conferência Nacional do Meio Ambiente.

O PAD está estruturado em quatro componentes: gestão, pesquisa, sistemas de dessalinização e sistemas de produção. O componente da gestão é responsável pela formação de recursos humanos, elaboração de diagnósticos técnicos e ambientais, pela mobilização social, sustentabilidade ambiental, manutenção e operacionalização dos sistemas, além de dar o apoio ao gerenciamento e manutenção dos sistemas. O componente pesquisa é direcionado à otimização dos sistemas de produção com o aprofundamento dos conhecimentos em plantas halófitas, nutrição animal e piscicultura.

Com o compromisso de garantir o uso sustentável dos recursos hídricos, promovendo a convivência com o semiárido a partir da sustentabilidade ambiental e social, o PAD beneficia mais de 40 mil pessoas em 58 localidades do Nordeste, ampliando suas ações para garantir o acesso à água de qualidade nas comunidades difusas do semiárido.

Att,
Fabiano Duarte do Nascimento
Secretário de FIDR – Pedra Lavrada – PB