17 de mar. de 2011

Botafogo perde para o Caxias pela segunda fase da Copa do Brasil

Na primeira partida pela segunda fase da Copa do Brasil, o Botafogo foi derrotado em casa, pelo Caxias: 1 a 0. Com o resultado, o Belo precisa vencer no jogo da volta, no dia 4 de abril, em Caxias do Sul. O gol do Caxias foi marcado de cabeça pelo zagueiro Marcelo Ramos, aos 17 minutos do segundo tempo. Durante todo o jogo, o Belo teve o domínio das ações do jogo, mas não conseguiu transformar isso em boas finalizações e gols.

Primeiro tempo

Nos minutos iniciais do jogo, os dois times se estudaram, sem arriscar investidas ao ataque. Mas, aos poucos, a boa atuação do lateral direito do Belo, Válber, começou a fazer a diferença. Tabelando com Chapinha, o camisa 2 do alvinegro conseguiu criar boas jogadas de ataque e levar certo perigo ao gol do time gaúcho. Edmundo, Chapinha e Paulinho Macaíba tiveram as melhores chances, mas, em todas, não chegaram a assustar o goleiro André, do Caxias.

Na melhor oportunidade, já aos 43 minutos, Válber cruzou da direita, Paulinho Macaíba tentou, mas o chute saiu prensado. Na sobra, Edmundo tentou e chutou fraco, pela linha de fundo. O Caxias só chegou ao ataque em lances de bola parada. Em duas faltas pela direita, o lateral Patrício levantou a bola na área, mas a defesa do Belo esteve atenta e afastou o perigo.

O goleiro Genivaldo não teve tanto trabalho e, nas vezes em que precisou intervir, defendeu com facilidade. Ao fim da primeira etapa, os botafoguenses ficaram com a sensação de que poderiam ter saído de campo com a vantagem no placar, pelo maior volume de jogo e mais chegadas ao ataque. Segundo tempo Na volta do intervalo, o Caxias havia feitos duas alterações: Zé Carlos entrou no lugar de Váldson, que tinha amarelo, e o goleiro André, com dores na coxa direita, deu lugar a Mateus. Os times começaram com um ritmo mais lento do que aquele com que terminaram o primeiro tempo. Válber, pela direita, geralmente tabelando com Chapinha, continou sendo a melhor opção de ataque do Belo.

E no momento em que o Botafogo estava melhor na partida, aos 17, o Caxias abriu o placar. Depois de cobrança de escanteio, o zagueiro Marcelo Ramos marcou de cabeça: 1 a 0 para o Caxias. O gol do time gaúcho obrigou o Belo a sair para o jogo, mas com precaução, já que um 2 a 0 para o Caxias eliminaria o alvinegro de forma direta. Mas, o Botafogo continuou sem criar boas jogadas de ataque e os únicos chutes a gol, quando não foram para fora, foram facilmente defendidos pelo goleiro Mateus. Moroni colocou Vandeílson no lugar de Paulinho Macaíba e Júnior Mineiro no lugar de Chapinha.

No Caxias, o técnico Luis Carlos Ferreira queimou a última substituição: o atacante Lima entrou no lugar do também atacante Pedro Henrique. Mas, a partida seguiu sem grandes alterações técnicas e táticas. Depois do gol, o Caxias administrou o resultado, apenas esperando uma oportunidade de contra-atacar e matar o jogo da volta. E o Botafogo queria o gol de empate, mas não se arriscava muito ao ataque. Final de jogo, Caxias 1 a 0. Agora os dois times se enfrentam no próximo dia 4, no estádio Centenário, em Caxias do Sul.

Em caso de empate ou derrota, o Belo estará eliminado. Vitória por 1 a 0 leva a partida para os penaltis. Qualquer outra vitória classifica o time paraibano.

PARAIBA1