9 de mar. de 2011

Estadão garante que Dilma vetou José Maranhão na Caixa

Presidente quer nomes técnicos na Caixa. Outro cargo deverá ser escolhido para Maranhão.

Estadão garante que Dilma vetou José Maranhão na Caixa

Dilma vetou José Maranhão na Caixa

O Jornal Estado de São Paulo divulgou a informação neste início de semana que o ex-governador José Maranhão (PMDB) dificilmente assumirá a vice-presidência de Fundos de Governo e Loterias da Caixa Econômica Federal, conforme indicação de seu partido em nível nacional. Isto não quer dizer, no entanto, que ele não poderá assumir uma nova função ainda a ser negociada.

O motivo do veto a Maranhão na Caixa é porque a presidente Dilma Rousseff (PT) estaria irredutível e não aceitaria de forma nenhuma que cargos técnicos dos bancos públicos como Caixa e Banco do Brasil fossem ocupados por indicações políticas.

Segundo o jornal, Dilma quer ocupar estas funções exclusivamente com “nomes técnicos que entendam de assuntos financeiros”, o que não é o caso do ex-governador paraibano. Na mesma situação que Maranhão está o ex-ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) e o ex-governador Iris Rezende (Goiás), também do PMDB e indicados para outras vice-presidências da Caixa.

A reportagem destaca, no entanto, que as negociações serão retomadas após o carnaval e que outras funções serão encontradas para estes peemedebistas. O ministro Antônio Palocci seria o responsável pelas negociações com o PMDB, que antes insistia sem sucesso a conversar diretamente com a presidente.

Do MaisPB