11 de mar. de 2011

Forte terremoto seguido de tsunamis atinge o Japão


O terremoto de 8,9 graus na escala Richter que sacudiu o nordeste do Japão nesta sexta-feira gerou um tsunami que alcançou áreas da cidade de Sendai, onde imagens da emissora de TV local mostram que a água arrastou carros e atingiu edifícios.

Por enquanto, não foi emitido nenhum boletim informando sobre vítimas fatais do tremor, um dos mais fortes dos últimos anos no Japão. A Agência Meteorológica do Japão tinha alertado sobre ondas de até seis metros na província de Miyagi, onde segundo a Polícia local, citada pela agência local Kyodo, há "vários feridos".

A emissora nacional NHK mostrou imagens do aeroporto de Sendai com as pistas totalmente inundadas, ao tempo que se observaram ondas de até 10 metros no porto da cidade.

O alerta de tsunami se estendeu a toda a costa oriental do Pacífico do Japão e às províncias de Miyagi e Iwate - outra das mais afetadas -, onde os habitantes que se encontram perto do litoral foram orientados a se dirigir para terrenos elevados.

O terremoto também causou vários incêndios, entre eles um de grandes proporções em uma refinaria na província de Chiba, contudo sem relatos sobre vítimas.




O forte terremoto, que ocorreu às 14h46 da hora local (2h46 de Brasília), foi seguido até o momento por outros seis tremores avaliados entre 6,3 e 7,1 graus, segundo o site do Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS).

"Anel de fogo do Pacífico"
O Japão, situado no "anel de fogo do Pacífico", sofre frequentes terremotos, que raramente causam vítimas devido às rígidas normas de construção vigentes no país.


Após o terremoto que ocorreu há dois dias, a Agência Meteorológica japonesa advertira que durante uma semana poderia haver réplicas, embora tenha sido estimado que a intensidade máxima seria de 4, pela escala japonesa.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, dos EUA, emitiu um alerta que vale para toda a costa do Atlântico, exceto para as partes continentais de EUA e Canadaá, em decorrência do forte tremor que abalou a costa do Japão nesta sexta-feira (11).

O alerta inclui o Havaí e vai do México até as costas da América Central e América do sul, disse o centro.

O alerta vale para os seguintes países: Japão, Rússia, Ilhas Marcus, Ilhas Marianas do Norte, Guam, Ilhas Wake, Taiwan, Yap, Filipinas, Ilhas MArshall, Belau, Ilhas Midway, Pohnpei, Chuuk, Kosrae, Indonésia, Papua-Nova Guiné, Nauru, Ilhas Johnston, Ilhas Salomão, Kiribati, Howland-baker, Havaí, Tuvalu, Ilhas Palmyra, Vanuatu, Tokelau, Ilhas Jarvis, Wallis-futuna, Samoa, Samoa Americana, Ilhas Cook, Niue, Fiji, Nova Caledônia, Tonga, Mexico, Ilhas Kermadec, Polinésia Francesa, Pitcairn, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Antártica, Panamá, Honduras, Chile, Equador, Colômbia e Peru.



CNN