9 de jun. de 2011

ARTIGO DE OPINIÃO: A fábrica de chocolate

O titulo desse artigo de opinião já deixa um grande questionamento na cabeça do nossos leitores.

Por que fábrica de chocolate ?

Você lembra do Filme ´´ A Fantástica Fábrica de Chocolate `` ?

Um grupo de crianças vence o concurso das barras de chocolate Wonka e tem acesso à misteriosa, mágica e fantástica fábrica de chocolate, onde segredos bizarros da fabricação do produto estavam até então trancafiados a sete chaves.

Esta história esta mim parecendo muito familiar com a empresa Elizabeth, que se encontra estalada no município de Pedra Lavrada.

Como sabemos há sim, um grande mistério em relação a empresa Elizabeth, esse mistério e tantas duvidas deixamos muito curiosos, então passamos a questionar.

Vou exemplificar melhor, quando vemos alguém da sociedade como prefeito, padre, professor, amigos, fazendo algo errado ou não tomando alguma atitude que era sua responsabilidade, logo criticamos, isso é normal, e faz parte do nosso costuminho de cidade pequena.

Mais para participar da reuniões da câmara municipal da sua cidade e ajudar o prefeito tanto fiscalizado a leis, quanto mostrando propostas para a mesa de vereadores, ajudando a construir leis que beneficiam toda uma população. Isso não vemos acontecer diariamente.

Falamos do padre, vemos jovens viciados em drogas, álcool e ate na prostituição, colocamos logo a culpa no representante religioso da cidade. Não vejo essas pessoas dentro de algum grupo voltado a projetos para conscientizar que esses vícios ocasionarão sua destruição no futuro.

Vemos os professores ganhando pouco, trabalhando três expedientes pra poder sobreviver, se locomovendo de uma escola pra outra, com seu salário atrasado a mais de quarto meses. E a culpa de uma aula mal preparada e do profissional exausto ?

Meu amigo entrou nas drogas, esta vendendo tudo em casa, sua mãe desesperada, e seu futuro destruído. Seria eu a qual apontaria que o seu desejo está destruindo nossa amizade ? Não, seria eu que poderia tomar a dor da família e fazer minha parte como cidadão e amigo.

Não estou aqui para defender a Elizabeth, e não estou ganhando um salário pra isso, pelo contrário venho na minha condição de cidadão lavradense que assim como o prefeito ama sua cidade : Pedra Lavrada meu amor, Pedra Lavrada Minha Paixão.
( prefeito Tota Guedes )

Eu tinha esse projeto de construir um viveiro escola, junto com a diretora Lucia Helena e a professora Toinha, no Graciliano desde 2010, não tínhamos nem um conhecimento desse projeto da Elizabeth, pelo contrário, só tínhamos um sonho e algum dinheiro 300,00 reais, ao quais foram nos doados para essa construção.

Toinha muito animada com esse projeto buscou alguns apoios, por motivos de pessoas egoístas, como é de conhecimento de alguns, esse projeto não foi realizo no Graciliano.

Toinha muito triste, procura alguns mineradores como o Srº Antonio, o qual vê nesse projeto uma boa oportunidade para aproveitar as arvores e reflorestar Pedra Lavrada.

Também não tivemos êxito, foi onde Toinha conheceu Vagner, o qual foi contratado pela Elizabeth para elaborar vários projetos na cidade.

Em um aniversário de uma aluna, lá fui apresentado a Vagner ( na época eu lecionava no Graciliano ).
Quando descobrimos que esse Vagner, estava na cidade para realizar um projeto da Elizabeth, nos comportamos de forma errada, pois logo colocamos toda a culpa de tantas dúvidas no Agrônomo.
Agronomia ou ciências agrícolas é, dentro das ciências agrárias, um campo multidisciplinar que inclui sub-áreas aplicadas das ciências naturais (biológicas), exatas, sociais e econômicas que trabalham em conjunto visando aumentar compreensão da agricultura e melhorar a prática agrícola, por meios de técnicas e tecnologias, em favor de uma otimização da produção, do ponto de vista econômico, técnico, social e ambiental.[1]

No Brasil, a profissão de agronomia é regulamentada pelo Confea - Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia e fiscalizada pelos Conselhos Regionais, instalados em cada estado.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Agronomia )

Assim como ele foi tratado em algumas salas de aula nas nossas visitas na escola, ele também foi tratado por mim e alguns alunos que estava nesse local.

Nos questionávamos várias atitudes da determinada empresa. Eu fiz a pergunta a qual a professora Priscila aponta no seu texto : Pelo menos por lei ela teria a responsabilidade dessa contrapartida.
( Postado pela professora Priscila Dias no : http://vozdepedra.blogspot.com/2011/06/os-olhos-so-veem-o-que-nossa.html )

Mais descobri que a empresa querendo ou não, está toda regulamentada por lei.
Querendo conhecer a empresa ou tirar algumas dúvidas as portas da Elizabeth esta disposição de todos.
( Jairon diretor responsável pela empresa, disse isso em uma palestra no dia 01/06/11 na Elizabeth, para mais de 50 alunos, tanto do município, quando do estado, e alguns Pro – Jovem. )

Eu Adjailson de Souza, só tenho a dizer, que o mais importante para o bem de uma população, não é um ponto de interrogação, virgula, ou ponto final. E sim, o apoio e compreensão desse tão importante projeto, principalmente de profissionais que são acima de tudo formadores de opinião.

Cheguei a conclusão que esse artigo de Priscila foi mais algo pessoal, com seu ´´ Colega ´´ do que um simples comentário de uma cidadã consciente, com os problemas do nosso município.
Quando coloquei no meu texto o titulo ´´ De vilã para mocinha Elisabeth `` estava usando a afirmação da professora Romana, feita em uma sala de aula na escola Maria Elenita, em uma das visitas que fiz mais Vagner.

Quando fiz referencia a Elizabeth como a grande senhora Feudal estava mim referindo a igreja católica não ao senhor Feudal :

A Igreja católica era uma das principais instituições da Idade Média.Sua influência se exercia sobre todos os se tores da sociedade, estava presente em cada costume e em cada ato da vida dos cristãos. Regulamentava as relações entre as pessoas (casamentos, doações de feudos...), definia o que devia ser feito em cada hora: tempo de orações, de jejum, de guerra e de paz. A mentalidade do homem era totalmente dominada pela religião. Aqueles que se afastassem de suas normas sofreriam punições: penitências, exigência de peregrinações e excomunhão. Com o surgimento de novas religiões e o enfraquecimento da Igreja, foi criada a Inquisição, um tribunal religioso que julgava e condenava os acusados de heresias, aqueles que não seguiam os preceitos cristãos . Sendo tão rica e temida a Igreja detinha também grande poder político: os papas interferiam na política dos reis e imperadores, muitas vezes criando conflitos entre uns e outros.
(http://imedia6a.blogspot.com/2007/09/importncia-da-igreja-na-idade-mdia.html )

Pois ela como sendo a maior empresa de cerâmica da cidade e ate do Brasil, é vista pelos habitantes lavradenses como uma empresa que tem o poder de destruição e domínio sobre todas as leis, e sobre nossos representantes políticos. Isso não é real, pois ela paga todos os impostos, estaduais, federais, ainda não pagar o municipal por causa da lei que da isenção de 10 anos para a empresa se estalar em qualquer município.

Nem na minha simples ignorância, pensei ou quis passar, que a Elizabeth estava mandando na cidade como sendo o senhor feudal e nos seus vassalos .

Finalmente quero deixar mais uma vez o convite a todos para participar não da empresa Elizabeth, mais do projeto viveiro escola. Não adianta criticar e aproveitar desse projeto para apontar os defeitos ou descobrir o mistério que há por trás dessa empresa.
 
Será que lá tem muito chocolate ?
O que adianta é entendermos que juntos podemos fazer algo, e esse algo, pelo menor esforço que seja, já é muita coisa, comparado a não fazer nada.

Quinta feira ( 09/06/2011 ) estaremos pelo manhã com secretario de agricultura do Estado, será realizado uma palestra na escola do município, Maria Elenita Carvalho, e a noite no Hotel as 19:00 horas, com os alunos do colégio do estado e toda população.

Agradeço a todos comentários, tanto de elogios, como de criticas, e convido a todos a visitarem meu blog, aproveita e deixa seu comentário sobre esse texto lá.
Muito obrigado.

Pedra Lavrada meu amor, Pedra Lavrada Minha Paixão.
( prefeito Tota Guedes )

Texto :
Adjailson de Souza – Pedra Lavrada 09/06/2011