Não é de hoje que os chamados shakes, ou, como os nutricionistas preferem, suplementos nutricionais solúveis, são procurados como auxiliar para quem quer emagrecer com rapidez e saúde.
Estes produtos, disponíveis em diferentes fórmulas, cada uma adequada a um biotipo, geralmente trazem um mix de proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas, minerais e gorduras que, além de induzir a sensação de saciedade, serve para completar eventuais deficiências alimentares.
A bola da vez entre os suplementos auxiliadores do emagrecimento rápido é uma modalidade de shake que age especialmente no controle da glicemia no sangue, ou seja, o açúcar. Isto, confirmam nutricionistas, diminui a gordura, o peso corporal e reduz a circunferência abdominal.
Luiza Possi revela como fez para perder dez quilos e secar a silhueta
Segundo a Dra. Ruth Clapauch, médica endocrinologista do Ministério da Saúde, o controle do índice glicêmico faz emagrecer mais rapidamente do que outros regimes.
- Porém, é necessário fazer exames antes de aderir, checar as taxas de colesterol e triglicérides no corpo para que não haja nenhum dano à saúde.
O controle da glicose que vai para o sangue, depois da digestão, pode ajudar bastante. Nesse tipo de dieta, contar as calorias é menos importante do que focar no índice glicêmico baixo. Especialistas garantem o resultado rápido, mas profissionais como o nutrólogo Alexandre Merheb, mestre em nutrologia pela UFRJ, sugere que esse controle pode ser feito na reformulação do cardápio.
- Entre os alimentos com índice glicêmico baixo podemos incluir o arroz, o feijão, o aipim, o milho, a farofa, entre outros. No começo, durante os primeiros dez dias da dieta do índice glicêmico, eu proíbo exercício físico e libero o consumo de carne, para surpresa de muitos. É outro programa.
Justamente por conta de o programa ser diferente para esse tipo de dieta, os nutricionistas não condenam o consumo do shake, mas alertam que o acompanhamento por um especialista é fundamental.
Madalena Valinotti, diretora do Sindicato dos Nutricionistas de São Paulo, por exemplo, indica os suplementos nutricionais que controlam a glicemia para pacientes com quadro de obesidade crônica ou pessoas com alimentação muito precária.
- Toda dieta líquida ajuda a emagrecer. Essa modalidade de suplemento, também, mas se o indivíduo aposta todas as fichas nisso, há o comprometimento da musculatura do sistema digestivo. Por isso acredito que seja mais indicado para quem tem uma alimentação deficiente, ou, como auxiliar de uma dieta com acompanhamento médico. Buscar o emagrecimento nos alimentos, sucos e sopas é sempre a primeira opção.
Como auxiliar nas dietas, os especialistas consultados pelo R7 concordam que o sistema nutricional em questão pode trazer mais praticidade e contribuir para a saúde. De acordo com João Eduardo Salles, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, trata-se de uma boa opção principalmente para quem, na correria do dia a dia, acaba pulando alguma refeição.
Ele também acredita que pode ser uma solução para quem não consegue manter um cardápio balanceado. Não tem problema substituir o jantar, por exemplo, pelo shake, só não vale tentar suprir todas as refeições diárias com o produto.
- Devido à fórmula do produto, que leva um carboidrato de digestão e absorção lentas, a saciedade é elevada e o shake pode ser usado como substituto de refeições quando o objetivo for perda de peso. Quando o objetivo for o controle do metabolismo, aí indicamos que seja consumido entre as refeições.
Salles chama atenção, além disso, ao grande benefício que os suplementos que agem no controle dos açúcares podem trazer aos diabéticos ou a quem sofre da chamada síndrome metabólica, um conjunto de problemas do metabolismo que aumentam as chances de desenvolver doenças cardíacas, derrame e o próprio diabetes.
Do R7