14 de jul. de 2011

Agricultura familiar no Sertão da Paraíba é modelo para outros estados do Nordeste

O presidente da associação disse que todos trabalham unidos para que o projeto seja bem desenvolvido.

Mais de 60 famílias vivem na comunidade do núcleo III, Zona Rural de Sousa, um perímetro irrigado onde a agricultura familiar é a base da economia local.
Para que essa atividade desse certo foi criada uma associação acerca de dois anos. O presidente da associação, Francisco Gomes disse que todos trabalham muito unidos para que o projeto seja bem desenvolvido.
Os trabalhos com a cultura do coco, da banana e de outras frutas e hortaliças possibilitou muitas oportunidades aos agricultores, que encontraram nesse negócio a geração de emprego e renda.
O fornecimento direto para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Ministério do Desenvolvimento Social, em parceria com a EMATER fez com que a associação desse um passo importante rumo ao desenvolvimento rural.
A venda para o PAA é semanal e a figura do atravessador, que acabava desmotivando o agricultor quando ia vender seus produtos, pois tinha qur fornecer a preço bem abaixo de mercado foi descartado.
As mulheres também ganharam destaque com o PAA, pois elas produzem doces, bolos e muitos outros produtos e ganham com seu trabalho para ajudar no orçamento doméstico.
Modelo
O modelo da associação de Sousa tem dado tão certo que hoje é referência para outros estados do Nordeste, a exemplo do Estado de Pernambuco, que se espelhou na Paraíba para incentivar a agricultura familiar.
Quem é beneficiado?
Os produtos produzidos na associação são distribuídos gratuitamente para pessoas que estão em situação de risco alimentar. A cozinha comunitária de Poço Dantas é uma das beneficiadas.
Veja vídeo da TV Paraíba!
 DIÁRIO DO SERTÃO