17 de set. de 2011

PEDRA LAVRADA: SOBRE A CAMPANHA PARA DOAÇÃO DE MEDULA A GERÔNIMO


Salve uma Vida, Campanha de Medula óssea!Alguém precisa de você!


Dia 21 de setembro, será realizada em Pedra Lavrada uma belíssima campanha de ajuda ao próximo. O Hemocentro Campina Grande estará com um laboratório intinerante instalado no pátio do Hospital Municipal, para a coleta de amostras de sangue para teste de compatibilidade de medula óssea e doação de sangue.

A Campanha é destinada para encontrar um doador compatível com o nosso amigo Gerônimo, um jovem lavradense de 26 anos que infelizmente encontra-se acometido de uma Leucemia Severa, que exige o mais rápido possível um transplante de medula óssea. Segundo os familiares, já foram realizados vários testes de compatibilidade entre familiares e amigos e infelizmente até o momento nenhum doador compatível foi encontrado.

Lembramos que a medula óssea é de difícil compatibilidade, sendo mais comum encontrar doadores entre os familiares. Quando estes não são compatíveis, as chances caem bastante de encontrar um doador compatível fora da família. 

É de imensa importância que todos nós possamos comparecer e fazer o teste de compatibilidade para a doação de medula óssea, pois é um gesto que poderá salvar a vida de Gerônimo. Juntamente a realização dos testes de compatibilidade sanguínea para a doação de medula óssea, o Hemocentro Campina Grande estará realizando uma grandiosa campanha de doação de sangue, informamos que quem for fazer os testes de compatibilidade para a doação de medula óssea, não é obrigado fazer a doação de sangue.

Quem tiver a disponibilidade para doar sangue no dia 21 de setembro, terá a oportunidade de estar contribuindo para salvar diversas vidas e não apenas uma vida, mesmo que se fosse só uma vida já seria de imensa importância. 
Você sabia que uma única pessoa pode salvar até quatro vidas?

Dependendo das condições clínicas, a maioria dos pacientes necessita somente de 01 (Um) Componente ou 01 (Um) Derivado, isso quer dizer que mais de um paciente (pode chegar a quatro pacientes) pode se beneficiar de uma única unidade de sangue total, ou seja, um doador pode salvar até 4 (Quatro) vidas.

Ao doar sangue, o dom da vida pode ser compartilhado facilmente e sem medo, pois as doações regulares não enfraquecerem o doador, seja ocasionando impotência, debilidades ou acelerando o processo de envelhecimento.
Saiba um pouquinho mais sobre a Medula óssea, o teste e a doação:

A medula óssea é um tecido gelatinoso que ocupa o interior dos ossos.

Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas.
As hemácias são as células encarregadas de transportar o oxigênio dos pulmões até as células de todo o organismo e o gás carbônico das células para os pulmões para ser expirado.

Os leucócitos são os agentes mais importantes do sistema de defesa do organismo e as plaquetas são parte do sistema de coagulação do sangue.

Estes componentes do sangue são renovados continuamente e a medula óssea é quem se encarrega desta renovação. As células plasmáticas fazem parte do sistema imunológico do corpo e assim como as hemácias, os leucócitos e as plaquetas são produzidas na medula óssea, sendo liberadas para a corrente sangüínea. Normalmente, as células plasmáticas constituem uma porção muito pequena (menos de 5%) das células da medula óssea.

Teste de Compatibilidade para a doação de Medula óssea:

É realizada uma pequena coleta, em torno de 8 a 10ml de sangue do doador e é realizado exame de análize clínica, onde é testado a compatibilidade para a doação.

Após a confirmação da compatibilidade entre o doador e receptor e  confirmada a decisão sobre a doação , o resultado é encaminhado ao centro transplantador , e é lançada a possível data do transplante.

Confirmada a data, o centro que coletará a medula do doador desencadeará a realização dos exames clínicos, laboratoriais e de imagens do doador, ou seja, a realização do work up do doador.

O possível doador deve ser avaliado com exame físico e testes laboratorias, a fim de garantir a segurança do receptor, evitando transmissão de doenças, bem como a segurança do próprio doador.
Essa avaliação deve considerar idade, sexo, doenças crônicas, avaliação das funções hepáticas e renal, tipagem ABO e HLA, sorologias, vacinações recentes, teste de gravidez, radiografia de tórax, eletrocardiograma e avaliação psiquiátrica.

Importante
Um doador de medula óssea deve manter seu cadastro sempre atualizado. Caso haja alguma mudança, preencha este formulário.
O Transplante de Medula Óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue.

Dia 21 de Setembro, o nosso maior compromisso é com a vida, não só com a de Gerônimo, nosso conterrâneo, mas com a vida de inúmeras pessoas que poderão ser beneficiadas com um pouquinho do dom da vida! Contamos com vocês, compareça ao pátio do hospital municipal e faça o teste de compatibilidade para a DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA, aproveite também para fazer um gesto de amor, DOE SANGUE!