Pages - Menu

Pages - Menu

12 de mai. de 2012

PARTICIPE: Concurso de poesia visa estimular produção literária e revelar talentos


Concurso de poesia visa estimular produção literária e revelar talentos
Ampliar e consolidar o gosto pela leitura e a escrita, desenvolver a sensibilidade para o lado belo do mundo e da vida, estimular a produção poética, revelar e promover novos talentos. 
Para visitar o site e ter mais informações, clique aqui.


Esses são alguns dos objetivos do Cuca ao lançar o concurso de poesia Cante o Cariri, que  vai premiar poemas que tenham como tema a própria região ou as 29 cidades que a integram, focalizando diversos aspectos de sua realidade, como os históricos, geográficos, culturais, sociais e econômicos.


Aberto a todo tipo de poesia, seja em termos de gênero (épico ou lírico) ou de forma (soneto, haicai, versos livres e outras), o concurso será dividido em duas categorias. Da Categoria A, pode participar qualquer pessoa, desde que o poema esteja de acordo com a temática definida. Para concorrer na Categoria B, no entanto, é necessário que o interessado seja aluno de escola ou faculdade pública da região.


O júri do Cante o Cariri será composto por destacadas personalidades da cultura paraibana e um pré-requisito fundamental do concurso é que as obras sejam inéditas. Ou seja, não pode concorrer nenhum poema que tenha sido publicado em livro ou participado de outra competição literária. Cada participante poderá inscrever até cinco poemas.


Os poemas selecionados para a premiação receberão, alem do reconhecimento público, prêmios como computadores, filmadoras e celulares. O concurso também destinará, a critério do júri, menções honrosas aos melhores poemas de cada cidade, criando uma espécie de categoria paralela.
Os resultados do concurso serão divulgados ate o final de junho.


As inscrições para o Cante o Cariri estarão abertas de 21 de março a 30 de maio e poderão ser feitas por email (maiores informações no site www.cuca.org.br) ou diretamente na sede do Centro Cultural do Cariri (Cuca), no seguinte endereço: Rua Tertulino Aires de Queiroz, S/N, Centro, Parari, Paraíba. CEP.: 58.575-000. 


A instituição


O Centro Cultural do Cariri – CUCA – é uma entidade sem fins lucrativos que busca promover as riquezas de uma das regiões mais autênticas, áridas e com as paisagens mais belas do Brasil. De caráter sócio-cultural e educativo, a entidade objetiva promover a arte, a cultura e a história da população dessa região paraibana.


Seja através de eventos como exposições, debates, encontros ou de publicações de selo próprio e ainda com a construção de uma biblioteca comunitária, o CUCA pretende estimular estudos e pesquisas a cerca do Cariri. Assim, a entidade aproxima essa região do Sertão Paraibano do restante do país, tornando-se um grande aglutinador e difusor de informações relevantes desse lugar tanto original quanto rico cultural, geográfico e historicamente.


A Biblioteca Comunitária Ariano Suassuna é uma das linhas de ação do CUCA com maior impacto direto para a população local. Situada no coração do Cariri, no município de Parari, tem cerca de 6 mil volumes, entre obras de referência, literatura brasileira, ciências sociais e obras didáticas, com destaque para autores paraibanos. Doações de livros são sempre bem-vindas para esta biblioteca que é pública.


Já as Edições Alumiar é um braço da instituição que visa não somente a divulgação das riquezas da região do Cariri, mas também a perpetuação da história e cultura de seu povo.


Cante o Cariri tem apoio do BNB


Com o slogan A nossa cultura é investir na sua, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) tem desenvolvido programas voltados para apoiar a produção cultural da região nordestina, num raio de ação que abrange também o norte de Minas Gerais e o norte do Espírito Santo.
Uma iniciativa que está contando com o apoio da instituição, através do Programa de Cultura Banco do Nordeste – Edição 2012, é o concurso Cante o Cariri, que se insere nas diretrizes do órgão, estruturadas com o objetivo de “facilitar o acesso das comunidades aos instrumentos, equipamentos e meios de produção de bens culturais”.


Outras metas do programa do BNB são contribuir “no intercâmbio com outras culturas, na formação de novas plateias e de cidadãos críticos e conscientes, na ampliação e na democratização das oportunidades de criação, circulação e fruição dos bens culturais, bem como na promoção, proteção e transmissão da diversidade cultural”.