Para o entendimento de todos, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com base nas Leis Estaduais que criaram os municípios, faz o mapeamento de todo o Brasil e disponibiliza para qualquer cidadão com acesso à internet o que se chama de Base Cartográfica(aqui).
Antes do uso do Sistema de Posicionamento Global (GPS), as delimitação eram feitas sem muita precisão e, culturalmente falando, várias comunidades se autodenominavam pertencem a um ou outro município. Todavia, com a informatização do Sistema, a digitalização dos dados e o uso de aparelhos de GPS mais precisos, as dúvidas entre os limites municipais e estaduais, não superam a casa dos milímetros.
Para esclarecimento dos fatos, o vozdepedra.com disponibiliza para todos os seus leitores o mapa abaixo (clique na imagem para ampliar):
- O polígono(linha) em vermelho indica todo o perímetro do município de Pedra lavrada, ou seja, todas as suas fronteiras.
- A linha azul indica parte do percurso que o Rio dos Patos-Pedra Branca faz até a fronteira do Rio Grande do Norte.
- Os pontos indicados em vermelho correspondem ao local onde houve o assassinato e a pedreira de granito do Sítio Patos;
Com base nos dados cartográficos oficiais do IBGE, é INQUESTIONÁVEL que o Sítio Patos pertence à base territorial do Município de Nova Palmeira-PB.
As confusões, dúvidas e questionamentos quanto aos limites geográficos dos municípios ocorrem, pelo fato de o Governo do Estado da Paraíba e TODOS os seus municípios nunca terem colocado os marcos geográficos com uso de aparelhos GPS. Esse desleixo tem causado muitos transtornos às populações. Pois, com um pequeno investimento é possível demarcar todo o perímetro municipal.
Digo isso também, por ter trabalho por três vezes como Agente Censitário Municipal de Pedra Lavrada nos Censos de 1996, 2000 e 2007.
Leia mais: ASSASSINATO EM 'PEDRA LAVRADA'
Roberto Solon de Vasconcelos/vozdepedra.com