A menos de um mês de deixar o cargo para se lançar à Presidência,
o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), está concluindo uma licitação
de R$ 100 milhões em propaganda. O valor deve ser aplicado em um ano e será o
maior já gasto para divulgar os feitos de sua gestão desde que ele tomou posse,
em 2007.
Até 2012, o governador de Pernambuco gastava R$ 55 milhões
anuais com propaganda. No ano passado, reajustou o valor em 25%. Agora, o
aumento será de 42,9%.
Metade dessa verba é dedicada à publicidade institucional do
governo. Nos últimos cinco anos, a tarefa foi destinada à agência Link Bagg, do
publicitário Edson Barbosa, marqueteiro de Campos. Ao mesmo tempo em que
atendia o Estado, sendo remunerado com recursos públicos, ele coordenou as
campanhas eleitorais do governador e do prefeito do Recife, Geraldo Júlio
(PSB).
Além disso, produziu os programas do PSB na TV, incluindo as
peças que apresentaram Campos ao eleitorado nacional como pré-candidato ao
Planalto. A nova concorrência chegou à sua fase final na última sexta-feira,
com o julgamento das propostas técnicas.
A Link Bagg saiu na frente para continuar com a principal
conta do Estado.
Ficou em primeiro lugar para comandar a publicidade
institucional, um contrato de R$ 50 milhões até o fim do ano. Em 2013, a
empresa recebeu R$ 42,5 milhões para realizar o serviço. A empresa e o governo
afirmam não ver conflito de interesses ou impedimento legal na contratação.
O ranking das empresas que participam da licitação foi
publicado no sábado pelo "Diário Oficial" de Pernambuco. O Estado
disse que ainda aguarda a entrega das propostas de preço para anunciar o
resultado oficial. O segundo lote da concorrência prevê R$ 25 milhões em
publicidade de utilidade pública. Neste segmento, a disputa é liderada pela
agência Blackninja, do cientista político Antonio Lavareda.
A exemplo da Link Bagg, a empresa aparece como favorita para
manter uma conta que já comanda no governo. No ano passado, recebeu R$ 13,75
milhões, segundo informações da Casa Civil. Até 2012, ganhava R$ 11 milhões.
Lavareda também presta serviços de marketing para Campos.
Nos últimos meses, coordenou pesquisas para o lançamento de Campos como pré-candidato
à Presidência. O governo não fazia uma licitação de publicidade desde 2008,
quando a Link Bagg e a Blackninja assumiram suas contas. Desde então, os
contratos foram prorrogados por meio de nove aditivos. O Estado afirma que isso é permitido desde que os serviços
sejam satisfatórios.
OUTRO LADO
O governo de Pernambuco afirma não ver problemas no fato de
contratar agências que prestam serviços de marketing ao PSB e ao governador
Eduardo Campos. "Não existe nenhum impedimento legal quanto à
participação em concorrências públicas de empresas cujos sócios proprietários
prestam serviços a partidos políticos", diz a Casa Civil do Estado.
O governo afirma que suas demandas de publicidade
"ocorrem independentemente do cenário político".
Edinho Barbosa, da Link Bagg, diz que não há conflito de
interesse por atuar para o Estado e para o governador. Antonio Lavareda, da Blackninja, diz que não acompanha o
contrato com o Estado. Renata Gusmão, diretora da empresa, diz que não há consultoria
a Campos.
Folha de São Paulo