A obra é avaliada na casa de R$ 1 milhão de reais, e já encontra-se analisada e aprovada pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação - FNDE junto ao Plano de Ações Articuladas - PAR do município de Pedra Lavrada - PB. A escola custará mais precisamente, R$ 925.955 mil reais, e contemplará seis salas de aula, refeitório, banheiros, biblioteca, e totalmente adaptada para alunos com necessidades especiais e será entregue com mobiliários novos e pronta para ser utilizada por cerca de mais de 300 alunos.
O distrito de Cumarú ganhará outra escola modelo, que beneficiará mais outras localidades rurais. Hoje a Escola Matilde de Melo Buriti (contemplação realizada pelo então governador na época Cássio Cunha Lima e atraída pelo ex-prefeito Tota Guedes) é modelo em todos os aspectos da oferta de uma boa qualidade de ensino, a escola é totalmente adaptada para alunos com necessidades especiais, e a nova escola onde funcionará a Escola Municipal Santa Ana de Alguquerque terá instalações ainda mais modernas, garantindo a qualidade no ensino e na infraestrutura. A comunidade de Cumaru também ganhou uma quadra coberta para a prática de esportes.
As obras da nova escola, ainda não tem previsão de serem iniciadas. O município aguarda a liberação financeira equivalente a primeira parcela, para dar inicio ao processo licitatório para começar a obra. O Prefeito sinalizou o desejo de entregar o mais breve possível a obra a comunidades de Cumaru e região.
AscomPedraLavrada