Em Juazeirinho: Homem mata jumenta a machadada na zona rural.
JUAZEIRINHO – PB: O agricultor, Ednaldo Nunes dos Santos, 40, popularmente conhecido por “Congo”, é acusado de matar uma jumenta a machadadas na tarde do último sábado, no sítio Antonio Ferreira, zona norte do município de Juazeirinho.
Segundo informações obtidas pela reportagem, a jumenta pertencia ao cidadão conhecido por Zeilton de Doró.
A jumenta tinha um jumentinho que ainda mamava e, além disso, estava amojada.
O outro lado
Em contato com o portal, nesta segunda-feira (18), “Congo” confessou ter matado a jumenta.
Ele disse que o animal só vivia dentro das terras da sua mãe, uma senhora com mais de 70 anos e que já pedira para Zeilton prender a jumenta.
Como o proprietário da jumenta não teria tomado as providências, “Congo” disse que sua mãe pediu para ele tomar as providências, pois que era o homem da casa e ele, nervoso, acabou ferindo a jumenta a golpes de machado.
“Essa jumenta só vivia nas estradas, em risco de provocar um acidente, pois aqui anda muitos motoqueiros e Zeilton não tomava as providências. Inclusive essa jumenta estava muito doente outro dia e eu ajudei a curar uma bicheira na orelha dela”, justifica-se.
Queixa na polícia
De acordo com informações obtidas pela nossa equipe de reportagem. O dono da jumenta teria tirado foto do animal morto e ido prestar uma queixa contra “Congo”, na delegacia da cidade.
Matar animal no Brasil é crime, decreto lei 24.645 e artigo 32 da Lei Federal 9.605; Um boletim de ocorrência deve ser aberto e o responsável pela abertura de um inquérito para apurar o caso é o delegado. A pessoa que matou o animal deverá, no ato, ser fichado pela polícia e o Ministério Publico oferece denúncia.
Se condenado, quem matou o animal pode pegar de 3 meses a 1 ano de prisão, além de multa.
Heleno Lima