Sertanejos pedem chuva a São José
Hoje é dia de expectativa para o homem do campo. É dia de São José. A espera ansiosa é pela chuva, que segundo a crença, caindo hoje, indica um bom inverno para a agricultura. É dia também de festa nas cidades que tem o esposo de Maria e pai de Jesus como padroeiro. Mas se depender das previsões dos meteorologistas, o sertanejo vai ter que rezar mais um pouco, pois o tempo vai estar estiado em todo o RN.
Mas a fé do homem interiorano é grande, e a esperança maior ainda. A crença vem do fato de o dia de São José ser próximo da passagem do verão para o outono, quando naturalmente a possibilidade de chuva é maior. No Nordeste, o milho é plantado exatamente neste dia, e caso a chuva seja boa nos próximos três meses, a colheita na época do São João é farta.
Na cidade de Angicos, a 170km de Natal, acontece a maior festa do Estado. A programação começou dias antes e se encerra hoje, tanto em sua parte social quanto religiosa. O dia começa com uma missa, às seis horas da manhã, mas a que junta mais devotos será celebrada às 9h, por Dom Matias Patrício, arcebispo de Natal.
"A expectativa é muito boa. Angicos tem este ano uma das maiores festas que já se viu. Além disso, noite passada choveu, e há umas nuvenzinhas no céu", disse o padre Vicente Fernandes, pároco local. Completando a festa religiosa, está programada uma queima de fogos ao meio-dia, mais uma missa às 15h e a procissão logo depois. O encerramento da programação religiosa será às 18h.
Mais tarde, o clube municipal será reaberto, para o baile do reencontro. "É uma festa mais leve, mais familiar. Onde os angicanos que moram fora se encontram com seus parentes", explicou o padre. Outro município da arquidiocese de Natal que tem o santo como padroeiro é São José do Campestre e neste assunto há uma curiosidade: Jandaíra, na região central do estado, tem como padroeiro São José Operário, mas o dia dele é 1º de maio.
"O devoto de São José é uma pessoa justa, porque ele era assim. Ele traz para os fiéis também o sentimento da esperança, a expectativa da chuva boa para o inverno", explicou o padre Vicente Fernandes. O religioso ressaltou, porém, que a crença não deve ser radicalizada, a ponto de se tornar uma superstição. "É preciso ter cuidado. Caso não chova no dia de São José, o sertanejo não deve pensar que não vai haver, necessariamente, um bom inverno".
Ano deverá ser de inverno fraco
O homem do campo está nas mãos do santo padroeiro. Cientificamente, as previsões não são as melhores. Na verdade, fazendo uma rápida análise do quadro que já está configurado, a situação é preocupante. A média de chuva no mês de fevereiro no RN é de 170mm, mas o índice este ano foi de 70mm, isto é, menos de 50% do esperado.
Em março, até ontem, a situação ainda é pior. O mês é considerado o mais chuvoso na região Nordeste, mas até agora não choveu nem 20% da média, que é de 250mm. "Nós já havíamos alertado os produtores rurais que seria difícil, por exemplo, manter seus rebanhos com alimentação", disse o meteorologista Gilmar Bistrot, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN(Emparn).
As previsões dos especialistas dizem que o inverno de 2010 deve ser fraco de chuvas, assim como já vem se mostrando. "Além da instabilidade, há uma massa de ar quente atuando sobre o Nordeste, o que vem impedindo a formação de nuvens", informou o pesquisador, sobre o motivo do baixo índice pluviométrico nos últimos meses. Para hoje, o tão esperado dia de São José, a previsão é de estiagem em todo o estado.
Tribuna do Norte