22 de fev. de 2015

Nova Palmeira PB: Em descaso, prefeitura acumula veículos 'depenados' e sem manutenção

Foto: Alex Barros
A Prefeitura Municipal de Nova Palmeira, município situado no Seridó Oriental paraibano, acumula alguns veículos próprios que foram adquiridos através de investimentos públicos, parcialmente depenados, sem manutenção e alguns sem seguro.



Foto: Alex Barros
Um ônibus escolar do Programa Caminho da Escola (amarelinhos)doado no ano de 2013 pelo o Pacto Social pelo Desenvolvimento da Paraíba do governo do estado, encontra-se numa garagem particular sem suas rodas traseiras e sua bateria exposta ao chão. Comumente, é perceptível o uso indevido desse veículo como transporte de times de futebol, missas, dentre outros, indo em desacordo ao Art. 4º da Resolução/CD/FNDE nº 45, de 20 de novembro de 2013, que rege o Programa. Perante esse raciocínio, a vida útil do veículo diminui consideravelmente podendo desfalcar o transporte dos estudantes.

Foto: Alex Barros/NP Notícia
 Na mesma garagem, um veículo Kombi que poderia está circulando em benefício da população, encontra-se num estado de conservação muito pior. Dentro de sua cabine, acumula-se parte de um motor, pneus velhos, chapéu de palha, entre outros, ao meio da poeira.


Reprodução/Blog de Nova Palmeira
Numa tarde de sexta-feira (09/01), informação divulgada pelo Blog de Nova Palmeira, um veículo Ford KA ano 2013, lotado na Secretaria Municipal de Educação, envolveu-se num grave acidente ficando totalmente destruído. Sem seguro, provavelmente a recuperação desse transporte ficará inviável.

Foto: Mário Júnior
Numa garagem da prefeitura, um Fiat Uno modelo 2011, lotado na Secretaria Municipal de Saúde, achar-se 'desprezado' por falta de manutenção, deixando de servir a população que poderia usufruir desse bem. Segundo informações apuradas, faz aproximadamente uns 9 meses que esse veículo saiu de circulação.
Foto: Adaptação/Alex Barros

Outro veículo, um Grand Livina modelo 2014, adquirido também pelo Pacto Social pelo Desenvolvimento da Paraíba do governo do estado no ano passado, circulando a disposição da Secretaria Municipal de Saúde, que por sua vez, deveria está em benefício da Secretaria Municipal de Educação, que seria o seu destino legal, encontra-se com os pneus mostrando os arames, colocando em risco a vida dos motoristas da prefeitura, como também dos passageiros que os utilizam. Além disso, o automóvel encontra-se sem sua caracterização original padronizado, ou seja, a logomarca do pacto foi removida.

Em consulta ao proprietário da garagem em busca de outros veículos, o mesmo enfatizou que o contrato firmado com a Prefeitura Municipal de Nova Palmeira venceu em dezembro de 2014, onde o representante do governo municipal não lhe propôs a renovação de um novo contrato alegando falta de condições financeiras. 

As máquinas, uma caçamba e um carro pipa adquiridos através do PAC 2 do Governo Federal, foram encontrados num terreno de um posto de gasolina da cidade. 



Alex Barros/Nova Palmeira Notícia

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015