1ª Etapa - Meio hectare, onde foram plantadas 9.000 raquetes da variedade "doce gigante", mais conhecida como "baiana", adquirida junto a EMEPA - LAGOA SECA/PB, plantadas na forma irrigada, às margens do açude Macacos, com o objetivo de se fazer um trabalho de multiplicação para distribuição futura com as Associações Rurais de Agricultores.
2ª Etapa - Após a criação do Gabinete Municipal da Palma, em parceria com o INSA - Instituto do Semi-Árido, conseguimos implantar mais um hectare, no mesmo local as margens do açude Macacos, aproximadamente 21.000 raquetes das variedades "doce miúda ; "doce gigante" e "orelha de elefante mexicana", com o objetivo de pesquisa no sentido de acelerar o processo de multiplicação, com uma meta de distribuir junto as comunidades rurais pelo menos 300.000 raquetes por ano. Totalizando aproximadamente 30.000 raquetes plantadas nas duas áreas.

Segundo o Secretário, a determinação do Prefeito de Soledade Zé Bento do PT (foto), é que o município seja o primeiro a lutar pela recuperação da Palma na região do Cariri, dizimada pela Cochonilha do Carmim e também pela grande estiagem que castiga as populações rurais e rebanhos de bovinos, caprinos e ovinos na região.
![]() |
Palma com cochonilha do carmim |
O município de Soledade está preparado com bancos de sementes para o plantio, logo na chegada das primeiras chuvas que são esperadas já nos primeiros meses do ano, para que sejam distribuídas com agricultores do município para que eles recuperem tudo o que foi perdido com as grandes secas nos últimos anos.
Soledade também está preparada com sementes de milho, milheto, feijão e sorgo que serão distribuídas com os agricultores, tão logo cheguem as chuvas suficientes para os plantios.
Quero que nossos agricultores sintam orgulho de poder recuperar sua autoestima, voltar a plantar e colher em suas terras, afirmou o prefeito de Soledade, Zé Bento.
São Vicente Agora com informações da Notícia da Paraíba