Paulo Bezerra "Paulo de Badé" |
Pedra Lavrada(PB)- O lavradense Paulo Bezerra, ou Paulo de Badé como é conhecido em Pedra Lavrada, recebeu uma honraria concedida pelo Governo da Federação Russa.
Paulo foi agraciado com a Medalha Púchkin, a MAIOR condecoração da Federação Russa pela contribuição para a divulgação da cultura russa.
A cerimônia de entrega será dia quatro de novembro no Krêmlin. Quem fará a condecoração é o presidente da Federação Russa, Vladimir Pútin. Entretanto, a incompatibilidade de agenda do homenageado, seu problema de hipertensão e o pouco tempo para preparação da viagem, impossibilitam o lavradense de está presente no dia do evento em Moscou.
Presidente da Rússia Vladimir Pútin |
O professor, ensaísta e tradutor Paulo Bezerra nasceu em Pedra Lavrada, Paraíba, em 1940. Morou por quase uma década em Moscou, onde se especializou em tradução. De volta ao Brasil, tornou-se livre-docente em Literatura Russa pela Universidade de São Paulo (USP) e aposentou-se recentemente como professor de Teoria Literária na Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também lecionou Literatura Brasileira. Por suas traduções, que já alcançam quase quarenta títulos, recebeu importantes prêmios, dentre eles o Jabuti, APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), Paulo Rónai e Academia Brasileira de Letras, pela tradução do romance Os irmãos Karamázov. Nesta entrevista ele nos conta um pouco sobre seu trabalho e sua militância política.
Para ler mais sobre Paulo de Badé:
Para ouvir o áudio da entrega da Comenda Ademário de Souza, clique AQUI.
Para ver o vídeo da entrevista de Paulo ao Jô Soares, clique AQUI.
Paulo de Badé é destaque na Revista ÉPOCA, clique AQUI.
vozdepedra.com com informações de
Emídio Carlos de Albuquerque
www.verbo21.com.br