Em Junco do Seridó, 160 famílias atuam na mineração organizadas na Cooperativa dos Mineradores dos Municípios que formam a região do Seridó. O valor do convênio foi de R$ 304,8 mil.
No município de Várzea são 79 famílias beneficiadas com o apoio do Cooperar. Em Picuí, o financiamento atende ao subprojeto de 75 famílias. A mineração apoiada pelo Governo em Nova Palmeira reúne 60 famílias.
Outras 40 famílias de mineradores são da cidade de Pedra Lavrada e, em Frei Martinho, o Cooperar ajuda um grupo de 35 famílias.
O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais (CDRM) promoveu em julho, na cidade de Picuí, o 4º Seminário Comemorativo pelo Dia Nacional do Garimpeiro.
Com o tema “Cooperativas de Pequenos Mineradores – Organização e Gestão”, o encontro reuniu 300 mineradores de pedras semipreciosas da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Eles discutiram novos conhecimentos em gestão e organização da atividade econômica, além da cerâmica vermelha, uma das atividades minerais mais fortes representadas na fabricação de telhas e tijolos.
As cooperativas paraibanas são Coopevárzea (Várzea), Coopjunco (Junco do Serió), Comitel (Pedra Lavrada), Coogarimpo (Nova Palmeira), Coopicuí (Picuí), Coopermineral (Frei Martinho) e Coomar (Assunção).
Cooperar