25 de jan. de 2011

AESA prevê chuvas acima da média no semi-árido

Boa ou má notícia?


A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) desde dezembro já havia apontado chuvas de normal a acima da média no semi-árido paraibano. Agora, o volume de água vem começando a preocupar a população de alguns municípios de Cariri, Curimataú e Sertão.

De acordo com o meteorologista da AESA, Alexandre Magno, as chuvas não vão parar nos próximos dias, apesar da redução da nebulosidade. “Não tem como prever se a ocorrência será danosa em terminado local, mas no cariri, Curimataú e Sertão, o período chuvoso vai de fevereiro a maio”.

Dos 121 reservatórios de água monitorados pela AESA nenhum está sangrando. São 105 com capacidade superior a 20% do volume total de água, 15 em observação por terem menos de 20% do volume total e apenas um em estado crítico por estar com menos de 5% do volume total de armazenamento. Trata-se do açude São José IV em São João do Sabugi.

Transtornos

De acordo com informações da repórter Karen Vasconcelos, da Correio Sat, na região polarizada por Monteiro chove desde quinta-feira da semana passada, tendo as chuvas se acentuado no final de semana. O município de Ouro Velho teria chovido 241 mm e na BR 412 uma cratera se abriu dificultando o tráfego entre os municípios do município para Sumé.

do portal correio (Da Redação com informações de Pollyana Sorrentino e Karen Vasconcelos da Correio Sat)