27 de jan. de 2011

Motorista do caminhão é culpado em acidente com Shaolin, diz laudo


A delegacia da Polícia Rodoviária Federal de Campina Grande concluiu as perícias que apuraram as responsabilidades no acidente envolvendo o humorista paraibano Shaolin. O laudo oficial aponta parte da culpa para o motorista do caminhão. O documento oficial foi finalizado nesta quinta-feira (27) e será encaminhado à Polícia Civil para auxiliar no inquérito investigativo.

Já o depoimento do motorista Jobson Clemente Benício, de 23 anos, ainda não tem data prevista para acontecer. Ele deveria ser ouvido até esta sexta-feira (28), mas uma nova delegada foi nomeada para assumir a delegacia especializada em acidentes de trânsito, e o andamento do caso dependerá da data da posse.

Laudo

O laudo conclusivo aponta que a velocidade da batida entre o carro de Shaolin e o caminhão na BR-230 pode ter chegado até 200 km/h. De acordo com as perícias feitas, seriam 70 km/h registrados no tacógrafo do caminhão e 130 km/h marcados no velocímetro do carro de Shaolin assim que os veículos bateram. As informações são do inspetor da PRF, Aurivan Farias.

Segundo ele, apesar da alta velocidade no carro do humorista, o caminhão teria invadido a contramão, o que aumenta as responsabilidades de Jobson no acidente. Shaolin teria freado, mas ainda assim não conseguiu evitar a colisão.

Com estas primeiras constatações, Jobson recebeu quatro notificações pela PRF, entre elas as acusações de lesão corporal grave e omissão de socorro, pois teria fugido sem auxiliar Shaolin, que ficou inconsciente no momento da batida.

Estado de saúde

A assessoria de imprensa do Hospital das Clínicas de São Paulo informou que o estado de saúde de Shaolin continua grave. Ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva. A sedação está sendo reduzida aos poucos, à medida em que a equipe médica aguarda reações do paciente.

A pressão intracraniana chegou a ser controlada por catéter, mas o aparelho já foi retirado. A maior parte do impacto sofrido pelo corpo de Shaolin se concentrou no braço esquerdo. Apesar do risco de amputação ter sido cogitado inicialmente, as possibilidades estão reduzidas. Mesmo em coma, o humorista chegou a reagir por duas vezes em contato com a esposa, Laudicéia Veloso.

DO PARAIBA1