25 de jun. de 2012

Usei maconha até os 50 anos; Diz Gilberto Gil


Bossa nova e reggae se beneficiaram da maconha, diz Gil


Gilberto Gil, artista seminal da MPB e ex-ministro da Cultura (2003-2008), completa 70 anos na terça-feira. Ele recebeu a reportagem da Folha em seu camarim, na última quinta, antes de se apresentar, ao lado de Andy Summers (ex-guitarrista do The Police), Fernanda Takai (Pato Fu) e Jorge Mautner, em evento fechado da Rio+20.


Em mais de uma hora de conversa, Gil discorreu sobre suas convicções políticas, criticando os tucanos e cutucando a atual ministra Ana de Hollanda. Pirataria, cultura digital, MPB, drogas e religião também fizeram parte do cardápio da conversa.


No momento, o artista baiano se prepara para uma turnê europeia de seu novo show, "Concerto de Cordas & Máquinas de Ritmo", com arranjos do violoncelista Jacques Morelenbaum.


Uma das primeiras apresentações, ocorrida no final de maio no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, contou com participação da Orquestra Petrobras Sinfônica e foi transformada em um DVD, a ser lançado em novembro.


Mas poderá ser vista na terça-feiran às 19h, no canal do artista no YouTube (www.youtube.com/gilbertogil), em homenagem a seu aniversário. Veja no vídeo acima os principais trechos da entrevista.


uol