13 de jul. de 2012

OPINIÃO: Homenagem a um jovem senhor

Por Márcio Vasconcelos Souto


Esse jovem senhor de que eu falo, nestas modestas e mal traçadas linhas, nasceu por volta da década de 1950 nos Estados Unidos da América e logo se tornou conhecido pelos jovens da época.  Sendo ele um grande artista fazia as pessoas dançarem e por isso não era bem visto pelos mais conservadores, nesse inicio de carreira não se preocupava tanto com o mundo em que vivia, mas sim em se divertir e fugir da monotonia que era a vida no seu país.
A partir da década de 60, este jovem agora já com dez anos de idade começa a viajar por outros países como a Inglaterra e descobrir novas formas de manifestar sua arte, aprendendo também que sua arte tem um poder de influenciar a forma como as pessoas vivem e as mudanças que são necessárias para uma vida melhor.
Chega a década de 70 e nosso garoto agora mais maduro incorpora no seu jeito de ser uma maior agressividade , um maior senso crítico, tendo a ajuda de um grande guitarrista, um tal de Jimi Hendrix ele acrescenta à sua música uma boa dose de distorções e de sonoridades mais pesadas, mostrando que é necessário umas boas pancadas no ouvido daqueles que estão alienados. Outros grupos que ajudaram na trajetória do nosso jovem foram Led Zeppelin, Pink Floyd, Deep Purple entre outros.
Ao entrar nos anos 80, nosso jovem amplia seu campo de atuação e chega também ao nosso Brasil, onde ensina aos jovens daqui que é preciso contestar o sistema, é preciso questionar e se indignar com o que está errado. No Brasil ele ganha bons militantes como a Legião Urbana, os Paralamas do Sucesso e os Titãs. É também nos anos 80 que ele se diversifica e se apresenta com vários estilos, com vários nomes.
Dos anos 90 até os dias atuais, nosso jovem passeou por várias influências, foi ao mangue com Chico Science, à Índia com os Beattles, às tribos indígenas com o Sepultura, viajou pelo Nordeste brasileiro de carona com Raul Seixas e mais atualmente com Pitty, subiu ao limite da agressividade e da força com amigos como o Iron Maiden, Angra e até vestiu umas calças coloridas pra entrar na onda de uns jovens meio desligados.
O fato é que mesmo aqueles que não gostam do nosso jovem senhor, um dia devem ter batido o pezinho ou balançado a cabeça ouvindo seu som repleto de boas letras, guitarras em fúria e muita qualidade musical.
Parabéns para o Rock N Roll, esse jovem senhor que nasceu nos EUA, mas hoje está presente em todo o mundo, influenciou gerações e mais gerações e continua a fazer a cabeça de muita gente que ainda se preocupa com a qualidade de vida que temos hoje e que não se conforma com a idiotização que se prega atualmente por parte de pessoas que querem se aproveitar da idiotice coletiva.
Mais uma vez PARABÉNS ROCK AND ROLL e que nós comemoremos em grande estilo este dia chamado de DIA MUNDIAL DO ROCK.
Abaixo alguns vídeos de clássicos do rock pra você limpar seus ouvidos e seu cérebro.

http://www.youtube.com/watch?v=7kvwiRgM0ck – Raul Seixas – eu sou egoísta
http://www.youtube.com/watch?v=kE3FAY-NOiU – Jimi Hendrix – Hey Joe
http://www.youtube.com/watch?v=3n60gMiKZSQ – Titãs – Bichos Escrotos
http://www.youtube.com/watch?v=fvPpAPIIZyo – Pink Floyd – Another Brick in The Wall
http://www.youtube.com/watch?v=wVLFLnlUo_c – Legião Urbana – Que País
é Esse.