19 de jul. de 2012

Turismo científico, ambiental e cultural é tema do Semiárido em Foco


Na próxima sexta-feira, dia 20, o tema a ser discutido no Semiárido em Foco é Potencialidades do turismo científico, ambiental e cultural do Semiárido brasileiro, com os palestrantes Rozeane Albuquerque Lima (UFCG) e Cristian José Simões Costa (FIP).


Por se tratar de paisagens exclusivas do Brasil, o Semiárido apresenta oportunidades para a exploração científica, ambiental, tecnológica e cultural, tendo como foco atrativo a biodiversidade e a cultura regional. Para o conhecimento da biodiversidade, abre-se o caminho da educação ambiental que, trabalhada por meio do turismo, gera resultados tais como o respeito, a valorização e o despertar para as potencialidades agroindustriais, de pesquisas científicas, econômicas (artesanais, de comércio justo, orgânico, sustentável e ecologicamente viável), ambientais e culturais sobre o espaço semiárido. Assim, a palestra tem por foco refletir sobre as potencialidades do turismo científico, ambiental e cultural do Semiárido brasileiro.


Especialista em História do Nordeste pela UEPB e mestranda em História pela UFCG, Rozeane Lima é graduada nos cursos de Letras, de Direito e de História e possui experiência em história ambiental, direito ambiental, ecoturismo e educação ambiental. Já o palestrante Cristian Costa é biólogo, professor de biologia, pós-graduando em Geografia e Gestão Ambiental (FIP) e em Educação ambiental (Universidade Cândido Mendes) e possui experiência em ecologia de ecossistemas, gestão ambiental e sustentabilidade.


O Semiárido em Foco é aberto ao Público e acontece todas as sextas-feiras, a partir das 14h, na sede do INSA. 


http://www.insa.gov.br