26 de jun. de 2013

“Manifestações pacíficas são legítimas” diz prefeito de Pedra Lavrada; Vejam

Venho a público deixar explicito o meu apoio a toda e qualquer manifestação pacífica que venha acontecer em nosso município por melhorias do serviço público. O Brasil vive um momento ímpar na história política. Há muitos anos, não víamos nas ruas a vontade do povo ser devotada a um único ideal: Melhorar a qualidade de vida do brasileiro seja nas grandes cidades, ou em pequenos municípios como o nosso. Pedra Lavrada verá pela primeira vez os seus filhos, como patriotas brasileiros, que não fogem a luta, sair às ruas para pedir por mais igualdade social e pelo despertar do nosso país para a mudança tão necessária que há anos o povo brasileiro espera.

O Brasil precisa mudar de maneira igualitária, e que essa mudança almejada por todos nós atinja a todas as camadas sociais. Eu como gestor, espero ansiosamente que esse processo aconteça priorizando principalmente o fortalecimento dos municípios, de maneira que cidades como Pedra Lavrada não sejam reféns de um pouco que sobra de um grande bolo de recursos nacionais. Há vários meses, somos reféns do déficit do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) que a cada mês nos traz uma nova surpresa, com um reajuste para valores bem inferiores, e isso compromete seriamente os compromissos do município para com a sociedade, pois somos todos nós lavradenses sabedores que o Município de Pedra Lavrada conta como maior incentivo financeiro o FPM, quase 100% dos recursos municipais fazem parte desse fundo, e quando somos acometidos pelos déficits ficamos praticamente engessados para desenvolver qualquer ação que seja em benefício da sociedade. O Governo Federal precisa repensar ações que viabilizem os municípios a dar independência ao seu povo, que melhore o acesso às políticas públicas com ações reais e que venham em quantidade suficiente para suprir toda a sociedade.

Como cidadão brasileiro, gostaria de reivindicar além das reformas pleiteadas em todas as manifestações pelo Brasil afora, uma especialmente direcionada ao semiárido nordestino, e mais especificamente ao Seridó Oriental paraibano, tão castigado pelos efeitos da seca, que é a aceleração da execução das obras de transposição de águas do Rio São Francisco, pois, segundo projeções dos hidrologistas, o manancial Epitácio Pessoa, localizado em Boqueirão – PB, que abastece o nosso município, chegará ao final deste ano com no máximo 30% de seu volume acumulado, o que trará o colapso no abastecimento d’água para uma população aproximada de 1.000.000 (um milhão) de habitantes. Se nenhuma medida urgente for tomada nesse sentido, provavelmente boa parte da nossa população terá que se mudar para outros locais em busca de algo imprescindível à vida, água, e isto terá consequências sociais imensuráveis.

O dia 26 de junho ficará na história do nosso município como um dia de muitas lutas, onde muitos de nós vão se unir a outros tantos no Brasil, e essa cota no final, será bem superior a vontade política e se somará a austeridade de uma soma de valores que terá como resultado a melhoria das políticas públicas que serão voltadas para todos nós brasileiros. O nosso governo apoiará toda e qualquer manifestação, desde que aconteça de maneira ordeira e pacífica. Nós não podemos jamais esquecer que o patrimônio municipal é público, é nosso e como tal, devemos defendê-lo e buscar manter sempre o respeito por esses bens, pois no final de tudo, quem financia a construção somos nós, mas também as reformas e melhorias, então sejamos conscientes da responsabilidade em preservar o nosso. Confio em um processo democrático, puro, limpo, pacifico e ordeiro, confio no povo lavradense como guardiões de sua história que se retrata em nossos prédios públicos.

Atenciosamente,

José Roberto Vasconcelos Cordeiro
Prefeito e Cidadão brasileiro de uma nação de homens e mulheres de bem.