18 de nov. de 2011

MEC vai frear faculdades na Paraíba


As seis faculdades paraibanas que apresentaram notas abaixo de 3, por não cumprirem os requisitos estipulados pelo Inep de perfil do corpo docente, infraestrutura da faculdade e do projeto político pedagógico serão freadas, anunciou o ministro da Educação, Fernando Haddad.


"Algumas [instituições] estão perdendo hoje a autonomia e não podem mais abrir cursos sem autorização prévia do MEC. Queremos que o sistema continue em expansão, mas com freio nos cursos ou instituições com problemas de qualidade", afirmou Haddad.
Foram avaliadas 2.176 universidades, faculdades e centros universitários Haddad disse que vai suspender  a autorização para 50 mil vagas em cursos superiores.
Na Paraíba as instituições citadas são o Instituto Paraibano de Ensino Renovado, Faculdade Santa Emília de Rodat, Faculdade Potiguar da Paraíba, Faculdade Paraibana, Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, e Faculdade de Ciências Contábeis Luiz Mendes.
IGC e CPC
O IGC (Índice Geral de Cursos) é um indicador utilizado pelo MEC com pontuação variável de 1 a 5, expresso em conceitos. Ele é o resultado da média ponderada do CPC (Conceito Preliminar de Curso), que avalia os cursos de graduação e obedece um ciclo de três anos, em combinação com o Enade, que mede o desempenho dos alunos.
Portal Correio -UOL