As seis faculdades paraibanas que apresentaram notas abaixo de 3, por não cumprirem os requisitos estipulados pelo Inep de perfil do corpo docente, infraestrutura da faculdade e do projeto político pedagógico serão freadas, anunciou o ministro da Educação, Fernando Haddad.
"Algumas [instituições] estão perdendo hoje a autonomia e não podem mais abrir cursos sem autorização prévia do MEC. Queremos que o sistema continue em expansão, mas com freio nos cursos ou instituições com problemas de qualidade", afirmou Haddad.
Foram avaliadas 2.176 universidades, faculdades e centros universitários Haddad disse que vai suspender a autorização para 50 mil vagas em cursos superiores.
Na Paraíba as instituições citadas são o Instituto Paraibano de Ensino Renovado, Faculdade Santa Emília de Rodat, Faculdade Potiguar da Paraíba, Faculdade Paraibana, Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, e Faculdade de Ciências Contábeis Luiz Mendes.
IGC e CPC
O IGC (Índice Geral de Cursos) é um indicador utilizado pelo MEC com pontuação variável de 1 a 5, expresso em conceitos. Ele é o resultado da média ponderada do CPC (Conceito Preliminar de Curso), que avalia os cursos de graduação e obedece um ciclo de três anos, em combinação com o Enade, que mede o desempenho dos alunos.
Portal Correio -UOL