30 de mai. de 2012

Jornada de Inclusão Produtiva garante ações para agricultor familiar


O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), num trabalho coordenado pela Emater Paraíba e com a participação de órgãos parceiros, realizou nesta terça-feira (29) a Jornada de Inclusão Produtiva na cidade de São José de Espinharas, quando foram atendidos agricultores familiares que tiveram acesso a ações e a programas de financiamento agrícola que ajudam no enfrentamento aos efeitos da estiagem.



HOJE: Pedra Lavrada e EMATER promovem a 1ª Jornada de Inclusão Produtiva


Durante o evento, foi assinado convênio de cooperação técnica entre a Emater e a Prefeitura Municipal para viabilizar ações de extensão rural no município de São José de Espinharas. Também foi assinando contrato de fornecimento de produtos de 12 agricultores familiares ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no valor de R$ 27.056,27; e ficou acertado que em breve o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) também será implantado no município.  Outro projeto assinado foi com relação ao financiamento do Pronaf Estiagem. Os agricultores também receberam sementes de mileto e sorgo.


Na ocasião, o presidente da Emater, Giovanni Medeiros Costa, informou que, mesmo com as estiagens que castigam muitas regiões, entre os meses de abril e maio, foram elaborados projetos que totalizam R$ 22 milhões. “A Jornada de Inclusão Produtiva é o momento de estimular o agricultor familiar a buscar as ações que necessitam para continuar trabalhando”, disse.


Paralelos à Jornada em São José de Espinharas, eventos idênticos foram promovidos ou organizados em outras cidades que receberão as ações a partir desta quarta-feira (30). “O Governo do Estado, por meio da Emater, está possibilitando ao agricultor ter acesso às políticas públicas de inclusão social, mesmo diante do quadro de estiagem que ocorre atualmente”, comentou Giovanni Medeiros.


O prefeito de São José de Espinharas, Ricardo Wanderley, destacou a importância da Jornada de Inclusão Produtiva como instrumento que aproxima ainda mais os agricultores dos investimentos e programas governamentais.  Ele disse que a Emater está cada vez mais ativa em seu município, que se fortalece com a participação de parceiros executando ações em conjunto.


No evento de São José de Espinharas, os agricultores ainda tiveram acesso a ações de cidadania, como a retirada de documentos oferecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por intermédio do Incra, além de contar com a presença do Samu, que fez demonstração de primeiros socorros, enquanto a Prefeitura ofereceu diversos serviços na área de saúde e de ação social e apresentações culturais.


Os agricultores conheceram a fabricação de feijão durante demonstração da Queijeira Delícia da Terra e um kit de irrigação por energia solar concebido por pesquisadores da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa), que permite irrigar uma área de até 1.200 metros com hortaliças, barateando os custos de produção, ideal para agricultores familiares que possuem pequenas glebas de terra, segundo o extensionista da Emater, João Bosco de Sousa, do Escritório Regional da Emater em Patos.


Também participaram do evento o delegado do MDA, Antônio Alves da Silva; o coordenador de Operações da Emater, Jailson Lopes da Penha; o coordenador do Escritório Regional da Emater em Patos, Francisco Acácio; e os coordenadores de Núcleo do Planejamento, Alexandre Alfredo; do Núcleo de Crédito, Vlaminck Paiva Saraiva; do Núcleo de Comercialização, Flávio Muller; do Núcleo de Comunicação, Tatiana Asahi; e do Núcleo de Extensão Rural, Eliezia Paulino da Silva; além dos técnicos locais Bruno Medeiros e Expedito Kennedy, entre outros extensionistas.


ASCOM