30 de mai. de 2012

EDUCAÇÃO: Município melhora a qualidade e cresce em números e oportunidades


 A educação de Pedra Lavrada encontra-se em um patamar jamais visto no município. A olhos vistos a cidade avança a passos largos diariamente. São medidas que o governo municipal através da Secretaria de Educação desenvolve que vem modernizando e melhorando a qualidade de vida das famílias lavradenses.


Um passo importante tomado pelo governo municipal foi implantar o terço de férias para os professores do município, aumento salarial, respeitando o piso nacional e o compromisso em manter o pagamento dos salários em dia e acima de tudo realizar concurso municipal para garantir que os alunos em sala de aula tenham qualidade no ensino. 


Esse mês de maio uma medida importante foi anunciada, direcionada aos profissionais da educação para garantir que todos eles recebam os seus proventos dentro do mês trabalhado. Há poucos meses a folha era paga com os professores recebendo todo dia 30 de cada mês e os demais profissionais da educação, até o dia 10 do mês vindouro. A partir deste mês de maio, todos os profissionais da educação (40% e 60%) estarão recebendo os seus salários dia 30, como parte da medida de valorização dos profissionais da educação.


Para as escolas da zona rural, foi anunciada a atração pelo município de mais um programa do Governo Federal o PRONACAMPO – Programa Nacional do Campo. O programa trabalha três eixos de valorização da educação, que são Gestão Educacional, Prática Pedagógica, Formação de Professores e Tecnologia, além de melhorar a infraestrutura de escolas da zona rural, apoio técnico aos professores e fortalecimento ao Programa já aderido pelo município “Caminhos da Escola”. O programa é direcionado apenas as escolas da zona rural, voltados aos professores das áreas rurais e os coordenadores do programa serão professores da zona rural, pertencentes às regiões contempladas pelo programa.


O Secretario comentou o programa e enfatizou que a zona rural já merecia há tempos um programa direcionado para eles “quando soubemos do programa, corremos para nos adequar aos critérios exigidos para a contemplação do município, o que já é uma constante pelo governo. Há muito tempo a zona rural merecia um programa tão completo e direcionado a realidade das famílias do campo, o programa traz uma singular participação na melhora da qualidade de ensino para a zona rural, pois é direcionado a vivencia e as práticas de sala de aula enfrentadas pelos professores nessas regiões. A educação deve ser tratada com os mesmos critérios em qualquer lugar, porém temos situações que só as famílias do campo enfrentam e dar a oportunidade de capacitar os professores para a sala de aula da zona rural é magnífico, sem esquecer que esse programa vem também para melhorar as salas de aula e a área física das escolas e modernizá-las, ganham todos, os alunos, professores e as famílias que terão mais confiança ao mandarem seus filhos para a escola”.


Outro programa atraído pelo município, que é de grande valia para os alunos da zona rural e urbana é o “Trilhas’’. O programa Federal, é uma medida que visa criar oportunidade para que crianças em processo de alfabetização tenham maior acesso a literatura infantil e a materiais didáticos como tintas, cartilhas coloridas e diversos materiais lúdicos que visam diversificar e dinamizar as práticas de sala de aula.


Dentre diversos programas o município também aderiu ao ensino inovador, que prioriza e incentiva os alunos com maior dificuldade escolar e em situação de vulnerabilidade a ficarem na escola em tempo integral. Nesse período os professores desenvolvem atividades participativas, dinâmicas e instrutivas, além de reforço escolar para os alunos que necessitam de apoio no desenvolvimento do aprendizado. 


Para garantir ainda mais recursos e a participação do município na melhoria do ensino e na inovação da educação, o município participará representado pelo Secretário de Educação Diogo Kennedy nos dias 4 e 5 do encontro articular do PAR em Recife. 


PNE


Uma grande oportunidade de melhorar a qualidade de ensino em todo o Brasil é a elaboração do Plano Nacional da Educação que acontece dia 29 de maio e será elaborado para os próximos dez anos com grande impacto não apenas para esta geração, como também para as gerações futuras.


ASCOM
LENIRA CUNHA