
Um passo importante tomado pelo governo municipal foi implantar o terço de férias para os professores do município, aumento salarial, respeitando o piso nacional e o compromisso em manter o pagamento dos salários em dia e acima de tudo realizar concurso municipal para garantir que os alunos em sala de aula tenham qualidade no ensino.

Para as escolas da zona rural, foi anunciada a atração pelo município de mais um programa do Governo Federal o PRONACAMPO – Programa Nacional do Campo. O programa trabalha três eixos de valorização da educação, que são Gestão Educacional, Prática Pedagógica, Formação de Professores e Tecnologia, além de melhorar a infraestrutura de escolas da zona rural, apoio técnico aos professores e fortalecimento ao Programa já aderido pelo município “Caminhos da Escola”. O programa é direcionado apenas as escolas da zona rural, voltados aos professores das áreas rurais e os coordenadores do programa serão professores da zona rural, pertencentes às regiões contempladas pelo programa.
Outro programa atraído pelo município, que é de grande valia para os alunos da zona rural e urbana é o “Trilhas’’. O programa Federal, é uma medida que visa criar oportunidade para que crianças em processo de alfabetização tenham maior acesso a literatura infantil e a materiais didáticos como tintas, cartilhas coloridas e diversos materiais lúdicos que visam diversificar e dinamizar as práticas de sala de aula.
Dentre diversos programas o município também aderiu ao ensino inovador, que prioriza e incentiva os alunos com maior dificuldade escolar e em situação de vulnerabilidade a ficarem na escola em tempo integral. Nesse período os professores desenvolvem atividades participativas, dinâmicas e instrutivas, além de reforço escolar para os alunos que necessitam de apoio no desenvolvimento do aprendizado.
Para garantir ainda mais recursos e a participação do município na melhoria do ensino e na inovação da educação, o município participará representado pelo Secretário de Educação Diogo Kennedy nos dias 4 e 5 do encontro articular do PAR em Recife.
PNE
Uma grande oportunidade de melhorar a qualidade de ensino em todo o Brasil é a elaboração do Plano Nacional da Educação que acontece dia 29 de maio e será elaborado para os próximos dez anos com grande impacto não apenas para esta geração, como também para as gerações futuras.
ASCOM
LENIRA CUNHA