16 de mai. de 2012

Estado da Paraíba é onde as obras da transposição estão mais atrasadas


A Paraíba tem dois dos 16 lotes que fazem parte do projeto de transposição das águas do Rio São Francisco e que estão entre os quatro onde o andamento das obras está mais atrasado. Um dos trechos está com as atividades paralisadas há um ano e ainda não há previsão para serem retomadas. No local, apenas 6,7% do trabalho foi concluído. Segundo o Ministério da Integração Nacional (MIN), que é responsável pelas obras, a maior seca registrada no Nordeste não deve reduzir o nível das águas a ponto de alterar o projeto de transposição.


Dos lotes existentes, 11 estão com os trabalhos em andamento.Entre os que estão com as ações suspensas está o lote 7, em São José de Piranhas, onde o contrato com as empresas foi rescindido e a licitação só deve ocorrer no início do próximo ano. Também estão na mesma situação os lotes 3, em Salgueiro, e o 4, em Verdejante, ambos em Pernambuco. O lote 9, em Floresta (PE), será remobilizado até o final de maio. Já o lote 5, em Jati, no Ceará, está em processo de licitação.


Obra parou há um ano


De acordo com o último levantamento feito pelo Ministério da Integração, o trecho paraibano que está suspenso tem apenas 6,7% das obras concluídas, ficando à frente apenas do lote 8, em Cabrobó (PE), que tem 1,7% do trabalho realizado. As obras nesse lote 7 (em São José de Piranhas - PB), estão paradas desde abril do ano passado após o Ministério da Integração recusar fazer reajustes às construtoras responsáveis acima de 25% dos valores, que era o limite estipulado no contrato.


O acordo acabou sendo revisto e os cerca de 700 trabalhadores que atuavam no local foram dispensados. O trecho era feito pelo grupo Carioca com um orçamento de R$ 170 milhões, que incluía a construção das barragens de Boa Vista e a de Caiçaras. Além disso, também foi interrompido o canal de 6,5 quilômetros, que vai interligar as barragens aos túneis, levando água ao Rio Piranhas.


Já o lote 14, que está em andamento, tem 20% das obras concluídas e está no quarto lugar entre as que estão com menor percentual de finalização do trabalho previsto. O acompanhamento do Projeto São Francisco a partir deste ano passou a ser feito com base em percentuais calculados considerando o valor pago com relação aos valores estimados para a conclusão da primeira etapa do projeto. Em 2011, o acompanhamento era realizado considerando o valor pago em relação aos contratos.


De acordo com a assessoria de comunicação do MIN, a seca não vai atrapalhar o andamento das obras. Além disso, a estiagem também não deve forçar mudanças no projeto por causa da redução das águas. Isso porque, segundo o Ministério, a integração do Rio São Francisco às bacias dos rios temporários do Semiárido será possível com a  retirada contínua de 26,4 metros cúbicos por segundo de água, o equivalente a apenas 1,42% da vazão garantida pela barragem de Sobradinho (1850 m³/s). Desse total, 16,4 m³/s (0,88%) seguirão para o Eixo Norte e 10 m³/s (0,54%) para o Eixo Leste. Nos anos em que o reservatório de Sobradinho estiver com excesso de água, o volume captado poderá ser ampliado para até 127 m³/s, aumentando a oferta de água.


Andamento


EIXO NORTE                                                                  PERCENTUAL CONCLUÍDO


Tomada d´água em Cabrobó (PE)                                               90,9


Lote 1, em Cabrobó (PE)                                                            53,4


Lote 6, em Mauriti (CE)                                                              40,3


Lote 3, em Salgueiro (PE)                                                          32,0


Lote 2, em Cabrobó (PE)                                                            28,7


Lote 14, em São José de Piranhas (PB)                                       20,0


Lote 4, em Verdejante (PE)                                                          7,4


Lote 7, em São José de Piranhas (PB)                                           6,7


Lote 8, em Cabrobó (PE)                                                             1,7


EIXO LESTE                                                                   PERCENTUAL CONCLUÍDO


Tomada d´água em Floresta (PE)                                                90,9


Lote 11, em Custódia (PE)                                                          67,4


Lote 10, em Custódia (PE)                                                          53,6


Lote 9, em Floresta (PE)                                                             35,5


Lote 12, em Sertânia (PE)                                                           31,8


Lote 13, em Floresta (PE)                                                           31,1

Via Vitrine do Cariri