25 de mai. de 2012

VACINAÇÃO CONTRA GRIPE: Pedra Lavrada cumpre meta mais uma vez 84% da população preconizada pelo ministério já foi imunizada



Município de Pedra Lavrada através da Secretaria de Saúde informou nesta manhã que o município já se encontra com a meta da vacinação contra Influenza A e B atingida desde a última terça-feira (23). A campanha, que terminaria nesta sexta-feira (25), tem como meta vacinar 80% da população de grávidas, idosos, profissionais da saúde e crianças de seis meses a um ano e 11 meses. 


O Ministério da Saúde previa que até o dia 25 de maio todos os municípios brasileiros deveriam atingir a meta e entregar o relatório final de imunização encerrando a vacinação contra Influenza A e B em todo o País. Um balanço parcial mostra que, até agora, pouco mais de 50% deste público tomaram a dose. Os Estados do Ceará e Paraíba aparecem como os piores índices de vacinação em todo o Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, motivos pelo qual a imunização contra Influenza A e B foi prorrogada até o dia 1º de junho.


Pedra Lavrada saiu na frente e já imunizou 84% da população de risco indicados pelo Ministério, que preconiza a imunização de 80 da população de grávidas, idosos e crianças menores de dois anos. Apenas o grupo de grávidas não terá a sua meta atingida, pois a base de cálculo do Ministério está superestimada para Pedra Lavrada. Em 2011 o MS enviou a Pedra Lavrada 120 vacinas direcionadas para as grávidas, porém o município só dispunha de 61 até o final da vacinação, o mesmo fato se repete este ano de 2012, o Ministério preconiza a vacinação de 78 mulheres grávidas, sendo que no município até o momento só existem 41 mulheres gestantes, esses resultados são parciais, já que a vacinação segue até o dia 1º de junho. 


A Secretaria de Saúde do Município informou que este ano a faixa etária de idosos teve a maior procura para a vacinação, mostrando que o paradigma do preconceito contra a vacina da gripe entre os idosos já não existe mais, 897 idosos compareceram aos postos, seguidos de 155 crianças, 82 trabalhadores da saúde e 41 gestantes. Para 2012, a vacina influenza é trivalente. Isto é, composta por três vírus inativados: vírus similar ao vírus influenza A (H1N1), vírus similar ao vírus influenza A (H3N2) e vírus similar ao vírus influenza B/Brisbane. Ela protege contra as formas mais comuns da gripe nesta temporada e contra o vírus da gripe A (conhecida popularmente como "gripe suína").


A coordenadora da atenção básica no Município Lúcia Marques relatou o sucesso da campanha “A Campanha de Imunização contra Influenza A e B mais uma vez foi um sucesso, é importante que se diga que graças a procura dos lavradenses e ao empenho da equipe de imunização, que não poupou esforços para atingir a meta da campanha, estamos trabalhando atentamente desde o dia 5 para fechar a estimativa do ministério e atingir a meta para Pedra Lavrada, o que não foi fácil, pois o grupo de grávidas é sempre superestimado, o que acaba trazendo preocupação para a equipe, sempre é muito alto o percentual e nós não conseguimos cumprir, pelo fato que não dispomos de tantas mulheres grávidas, o ministério faz um cálculo baseado no número de nascidos vivos no ano anterior, pondo em contra ponto o número da população, e desta forma todos os anos a meta aumenta e nós não conseguimos especificamente atingir o número de gestantes, não por omissão e sim por falta de mulheres grávidas mesmo” 


A campanha teve início no sábado dia 5 de maio com o dia D, com três postos de atendimento, no mercado público, câmara municipal e no PSF Benildes, durante todo o dia D a equipe de imunização do município concentrou esforços e estava dada a largada para mais uma grande campanha de imunização no município, até hoje dia 24 os postos de vacinação espalhados por todos os PSFs do município ainda estão imunizando até o dia 1º de junho. Se você está entre o grupo priorizado pelo Ministério da Saúde, grávidas, idosos (a partir de 60 anos) e as acrianças menores de dois anos, compareça a um posto de vacinação acompanhado pela carteira de vacinação e não tiver, a equipe te dá uma de presente. Ajude o nosso município a prevenir a Influenza A e B, ela pode até matar. A prevenção é gratuita, rápida e não dói nada. Não podem receber a dose pessoas com alergia aos componentes do ovo.


Compareça até o dia 1º de junho e tome a sua dose de vida! Vacine-se!!!

SECOM-PL