23 de ago. de 2011

Alexandre Pires é internado com Rabdomiólise


Alexandre Pires foi internado na tarde desta terça-feira (22) no hospital Santa Genoveva, em Uberlândia, Minas Gerais.

O cantor apresentava o quadro de Rabdomiólise - uma síndrome que se caracteriza por quebra muscular, com liberação de conteúdo intracelular na circulação sanguínea, o que pode gerar insuficiência renal.
A reportagem do iG Gente entrou em contato com o hospital e uma pessoa da família que acompanha o cantor disse que o quadro não é grave e que no momento ele está descansando. Alexandre, que tem shows no Chile marcados para sexta-feira (27) e sábado (28), vai cumprir normalmente a agenda. A data que o cantor terá alta não foi divulgada.
Do IG Gente


PARA ENTENDER A DOENÇA
Rabdomiólise é a quebra (lise) rápida de músculo esquelético (rabdomio) devido a lesão no tecido muscular. A lesão muscular pode ser causada por fatores físicos, químicos ou biológicos. A destruição do músculo leva à liberação de produtos das células musculares na corrente sanguínea; alguns dos quais, como a mioglobina (uma proteína), são lesivos para os rins, podendo causar insuficiência renal aguda. O tratamento se dá com fluidos intravenosos e diálise ou hemofiltração se necessários.
A rabdomiólise e suas complicações são problemas encontrados em pessoas que sofrem lesões em desastres como terremotos e bombardeios. Ou em usuários da droga crack. A doença e seus mecanismos foram elucidados pela primeira vez na Blitzkrieg de Londres em 1941. O exercício físico extenuante, realizado em condições de muito calor e alta umidade em pessoas com hidratação inadequada também estão sujeitos a rabdomiólise. (1)l

Diagnóstico

Uma rabdomiólise branda pode ser comprovada somente através de valores aumentados no plasma sanguíneo de enzimas, que normamente existem nos músculos. Elas são a creatina quinase, mioglobina e a lactato desidrogenase (LDH). A urina se torna vermelho-marrom na presença de valores altos de mioglobina através da liberação de mioglobina através dos rins (mioglobinúria).
Rabdomiólises mais graves podem ser também clinicamente reconhecidas. a rabdomiolise e conhecida tambem por creatina musculatorial


Tratamento

Não existe um tratamento para a causa. No entanto a rabdomiólise se desenvolve geralmente em um longo período de tempo, podendo ser revertida com a interrupção dos fatores causadores.
Para impedir uma lesão dos rins, é necessária uma diurese forçada. Nela os pacientes são infusionados mais litros de líquidos e a urina estimulada através de Diurético da alça. Isso tem como intenção acelerar a excreção da mioglobina e ao mesmo tempo diluir a mioglobina na urina.

Fonte: Wikipedia