Laranja é a atividade profissional que mais tem se destacado nos últimos anos. Com o advento da Receita Federal, entre outros infortúnios, essa profissão tem sido reconhecida como indispensável ao empresário ou POLÍTICO de sucesso.
Basicamente, a pessoa que atua como laranja, ou “o Laranja”, deve atribuir a si mesmo, bens de outra pessoa que lhe paga para se dizer proprietário desses bens, ou receber salários do outrem e repassá-lo ao final do mês. Isso porque aquela pessoa não quer arcar com as despesas fiscais, morais e legais.
O Laranjismo é uma prática muito notabilizada no Brasil. Quase sempre os políticos se usam de laranjas para poder depositar sua contribuição e as mamatas mais diversas.
As CPIs são a principal fonte de descobertas de laranjas, que fazem suco deles. Os laranjas são expostos ao público para a maior honra da indústria da corrupção nacional.
O que era laranja, antigamente
As origens dessa profissão datam de épocas muito remotas. Nessa época ainda era costume usar analfabetos e homens da caverna como laranjas. Estes ficavam com dívidas absurdas que até hoje pagam injustamente.
Conta-se que Ramsés II, por não querer arcar com o IPTU da Pirâmide de Queóps, registrou a propriedade em nome de uma ONG que foi criada para seu irmão. Assim, os impostos são drasticamente reduzidos ou inexistentes. O IPTU era muito alto naquele tempo, porque a prefeita da cidade, Marta Suplicy, havia criado a Taxa do Lixo.
O Laranja pode ser homem, mulher, homem-mulher ou mulher-homem. Desde que tenha mais de 18 anos, não tenha ficha na polícia ou uma assinatura muito difícil de copiar – este último item se trata dos Laranjas involuntários, um tipo de profissional mal-reconhecido.
No passado, o Laranja podia ser analfabeto ou mesmo um escravo pessoal, atualmente o Laranja deve ser alguém de confiança, como filhos ou parentes próximos. Até mesmo cunhados.
A atuação do laranja consiste em assinar papeis e até mesmo aparecer em programas de TV.
Existem muitas espécies de Laranjas, a seguir estão listadas as mais conhecidas:
Laranja Vulgar (Citrus vulgaris sp): é pessoa que se oferece como proprietário de ONGs, empresas e bens, obtendo algum lucro com isso. Geralmente alguém de extrema confiança, como filhos e parentes.
Laranja Involuntário (Citrus Involvus sp): pessoas pobres, analfabetas e às vezes até sem documentação, que são usadas como laranjas sem consentimento algum delas. Elas não obtêm lucro, já que não sabem que são Laranjas. A vantagem é exclusiva para o usuário desse tipo de Laranja, já que não pagará nada por esse serviço.
Laranja Empresarial (Citrus emperior sp): É a ONG ou empresa usada para lavar dinheiro proveniente de meios ilegais, como venda de drogas, prostituição infantil, extorsão, chantagem, etc.
Laranjinha (Citrus minimus sp): essa espécie é a mais comum em periferias e outros lugares sem leis. Geralmente um grupo ou facção que comete roubos a banco ou obtém lucros vendendo drogas, oferece alguma porcentagem de seus lucros a jovens e pessoas pobres em geral, para que estas abram contas em bancos, onde a enorme soma de dinheiro é dividida e distribuída. O laranjinha não pode sacar todo o montante, apenas o que lhe foi prometido no acordo, caso desobedeça, será a última coisa que fará na vida.
Laranja Celebridade (Citrus Splendor sp): é o profissional que faz questão de aparecer publicamente. Políticos e empresários comuns que possuem prostíbulos, danceterias e casas de tiro não querem prejudicar sua reputação como sendo donos dessas casas de putaria. Para isso, contratam artistas e outras pessoas inúteis para se passarem por donos.
Laranja Mecânica (Citrus Stanleykubricks sp): é o filme que você nunca assistiu, também conhecido como Holanda, que em 2010 fez suco de muitos países, inclusive o Brasil. Foi isso o que fez com que habitantes brasileiros virassem espanhóis desde criancinhas. Pra te deixar na dúvida e ambiguamente confuso, também é conhecido como o conjunto de legendas laranjas que muita gente chama de programa da record.
Não há necessidade de qualquer formação profissional, ou mesmo saber ler e escrever. Porém, é preciso estar atento na contratação de bons contadores e advogados para a transação.
Para ser um profissional Laranja, só é preciso não ter ficha criminal ou no Serasa. Depois, o interessado deve ter contato com pessoas que queiram lavar dinheiro ou se livrar de muitos impostos.
Também se pode abrir o próprio negócio –no bom sentido- criando uma empresa qualquer. Depois procure interessados em aplicar dinheiro sujo.
Via Desciclopedia