O Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) recebeu, no início da noite deste terça-feira (23), cópia de decisão do Tribunal de Contas da União - TCU liberando o Banco do Nordeste para negociar as dívidas com os produtores rurais. A decisão é assinada pelo Ministro Walton Alencar Rodrigues, relator do processo, no TCU, que trata do endividamento agrícola.
A decisão do Ministro veio devido à solicitação do Senador paraibano, em nome do Banco do Nordeste, para que o TCU interrompesse as execuções de dívidas dos produtores rurais do Nordeste. Em documento endereçado ao órgão, Vital solicitou um reexame dos critérios adotados para que o BNB executasse as dívidas num prazo de 60 dias.
Na decisão, o relator do processo diz que o prazo de 60 dias é dado, na verdade, para que o BNB comunique aos agricultores a existência da dívida e a intenção de abrir uma negociação. “Com isso, o TCU determinou, no acórdão de agora e nos embargos que reconheceu, que o BNB terá este prazo de 60 dias não para executar as dívidas, mas para saber o que vai fazer com cada caso”.
Ao ser comunicado da decisão, o Senador Vital do Rêgo tratou de repassar as informações para os deputados que participaram da reunião em Brasília e para o próprio Banco do Nordeste. “Trata-se de uma grande vitória para o banco e, principalmente, para os agricultores, que a partir de agora poderão ficar mais tranqüilos na negociação de suas dívidas”, afirmou Vital.