7 de mar. de 2013

Facebook apresenta reforma visual, com fotos maiores e categorias de postagens


O Facebook anunciou nesta quinta (7) uma reforma visual com um novo feed de notícias (página em que são exibidas as atualizações dos amigos). Agora, as fotografias aparecerão maiores, enquanto os vídeos e páginas ganham nova forma de compartilhamento, também com objetivo de maior destaque visual. 


A barra lateral perdeu texto e ganhou ícones maiores: as seções (feed, bate-papo, eventos, imagens, busca, games) ficam acessíveis por meio de um visual semelhante ao de alguns aplicativos para celular
O usuário poderá separar os posts de seus contatos por tipo de conteúdo: geral (inclui texto e links), fotografias, música e games.
TUDO DE TODO O MUNDO
Uma das novas opções do feed de notícias é a "todos os amigos", na qual o Facebook garante que não haverá discriminação entre as postagens que a rede social decide, por meio de um algoritmo, ser mais relevante que as outras (baseando-se no número de interações entre usuários e do número de interesses e características em comum etc.).
Nessa nova seção, diz a empresa, o usuário não "perderá" qualquer atualização.
NOVA BARRA LATERAL
A barra lateral foi simplificada: o Facebook eliminou o texto que descrevia as seções --como feed de notícias, eventos e grupos-- e aumentou drasticamente o tamanho de seus ícones, dando a essa seção do site um ar de aplicativo para celular. Ali também aparecerão os contatos com quem o usuário mais troca mensagens.
Ela será somente apresentada quando houver "espaço suficiente", segundo o Facebook. Ou seja: em telas com resolução baixa demais, ela desaparece. A empresa recomenda usar o navegador em tela cheia para contornar o problema.
As novidades estão sendo "gradualmente" introduzidas para os usuários do mundo todo hoje, na versão desktop (para computadores). Na página do novo feed, a empresa disponibilizou um botão para quem quiser entrar na fila e experimentar primeiro a novidade, sem esperar a troca automática.
"Todos no Facebook deverão ter o novo design em breve. Se desejar obtê-lo com antecedência, é possível inscrever-se na lista de espera; informaremos você quando ele estiver pronto", diz a empresa em suas páginas de ajuda.
Os aplicativos do Facebook para tablets e celulares terão acesso ao novo feed de notícias "ao longo das próximas semanas", segundo a companhia.
"Os usuários verão as mesmas histórias de antes, agora com uma cara renovada e com maior visibilidade para fotos, notícias, mapas e eventos" disse a empresa em comunicado. "Com o novo design, o Facebook passará a ter a mesma cara no celular, no tablet e na web."
ENGAJADOS
Com as mudanças, a empresa diz querer aumentar o "engajamento" dos usuários, ou seja, fazer com que eles passem mais tempo usando a rede social. Apesar de não ter mencionado publicidade em sua apresentação, acredita-se que o Facebook vá implementar com a reforma propagandas maiores, com o mesmo porte de fotos enviadas por usuários.
"Queremos dar a todos no mundo o melhor jornal personalizado do mundo. Ele tem de ter fontes de informação de alta qualidade, novidades de seus amigos e família e divisão de conteúdo entre tópicos em que você pode se focar", disse Mark Zuckerberg, presidente-executivo do Facebook, durante a apresentação das novidades.

Folha