Do Nordeste ao Sul, listamos os points mais badalados para a prática de naturismo. Se você é um adepto - ou um estreante curioso -escolha sua praia e aproveite a estação mais quente do ano sem se preocupar com a roupa.
TAMBABA (PB)
Paul and Laura/Flickr |
A 30 quilômetros de João Pessoa, Tambaba é point naturista disputado
Tambaba é a praia naturista mais famosa do Brasil. Localizada no município do Conde, litoral sul da Paraíba, a aproximadamente 30 quilômetros de João Pessoa, ela tem fácil acesso. É verão o ano inteiro e a água do mar está sempre morninha e convidativa. Além da praia, o cenário paradisíaco é formado por resquícios de Mata Atlântica, flores tropicais e muitos coqueiros.
Herval/Flickr |
Por estar no Nordeste, Tambaba é um paraíso com sol o ano inteiro
Apesar da fama entre os naturistas, Tambaba é dividida em duas partes: uma aberta para o público em geral, pequena, com apenas 500 metros, e outra apenas para os praticantes do naturismo, onde há regras para serem cumpridas. Ou seja, é proibido circular de roupa.
Onde ficar:
- Estalagem Aldeia dos Ventos
- Pousada do Inglês
ABRICÓ (RJ)
Desde 2003, Abricó é a praia de naturismo oficial do Rio de Janeiro. Localizada em Grumari, logo após a Prainha na direção da Barra de Guaratiba, ela é pequena e cercada por uma linda paisagem, entre a montanha e o mar
Atualmente, uma associação regulamenta a prática naturista por lá, fiscalizando as regras, que devem ser seguidas por todos. Os associados participam de reuniões temáticas, jogos e passeios.
Onde ficar:
- Mykonos Hotel Residence
- Tropical Barra Hotel
PRAIA DA GALHETA (SC)
Juan No More/Flickr |
Praia da Galheta tem 950 metros de extensão e é semideserta
Semideserta, Galheta é um paraíso raro, mesmo situado entre duas praias badaladas: Barra da Lagoa e Mole. Saindo da praia Mole, pelo lado norte, chega-se ao reduto naturista, após uma trilha de aproximadamente 300 metros. São 950 metros de praia, sem bares, chuveiros ou banheiros. O mar tem água limpa e a areia é branca e fina.
O naturismo começou em Galheta na década de 70, mas a prática não é obrigatória, ao contrário de outras praias naturistas brasileiras. Alguns surfistas também aparecem por lá para aproveitar as boas ondas.
Onde ficar:
- Hotel Faial
- Joaquina Beach Hotel
MASSARANDUPIÓ (BA)
Fred Schinke/Flickr |
A praia de Massarandupió fica a 90 quilômetros de Salvador
Localizada a cerca de 90 quilômetros de Salvador, na região conhecida como Costa dos Coqueiros, Massarandupió não tem acesso fácil. A viagem começa na Linha Verde, sentido Aracaju (SE), mas segue por uma estrada de terra, por cerca de 10 quilômetros, logo depois de Porto de Sauípe. Ao final, ainda é preciso caminhar por cerca de 20 minutos.
Uma placa logo na chegada avisa que é proibido circular por lá de roupa. Quem quiser pode ficar na área de adaptação, onde as normas são repassadas e, para as mulheres, é permitido o uso de topless.
Fred Schinke/Flickr |
Na área reservada ao naturismo em Massarandupió é obrigado ficar nu
A estrutura para frequentadores é boa: há bares servindo cerveja gelada e petiscos. Os garçons, aliás, são as únicas pessoas vestidas nos dois quilômetros de praia.
Onde ficar:
- Pousada Quinta das Flores: (75) 3402-4024
- Pousada Santo Antonio: (75) 3402-4042
PEDRAS ALTAS (SC)
Situada entre Florianópolis e Garopaba, a praia de Pedras Altas é formada por duas praias de cerca de 100 metros cada uma. Reconhecida como área naturista pelos vereadores e pela prefeitura de Palhoça, município onde fica localizada, Pedras Altas é frequentada por naturistas de todos os cantos, mas especialmente do sul do Brasil. O acesso não é fácil.
A paisagem é linda e o mar tem águas calmas. Como faz parte da Reserva Biológica da Serra do Tabuleiro, a região da praia tem uma flora vasta, com bromélias, palmitos, figueiras e muito mais. Os frequentadores costumam fazer caminhadas até riachos e piscinas naturais que ficam lá perto. Há também passeios de barco para ilhas.
Por estar dividida em duas partes, Pedras Altas tem um lado destinado aos casais e famílias e outro frequentado somente por solteiros. Não é permitida a entrada de pessoas com roupa no local. Na praia, há uma pousada com cinco suítes e chuveiro coletivo, além de espaço para camping.
Onde ficar:
- Pousada Amarelo Hibisco
- Zuzuland
OLHO DE BOI (RJ)
Localizada em Búzios, seu nome tem origem nas sementes “olho de boi”, abundantes na região. O acesso não é fácil e para se chegar a ela é preciso encarar uma pequena trilha, saindo da Praia Brava. Pequena (menos de 50 metros de areia) e quase deserta, a praia tem águas cristalinas e calmas.
Além do naturismo, a praia é muito procurada para caminhadas, mergulho, além, claro, dos banhos de mar, facilitados pela calmaria das águas. Como em várias outras praias naturistas, há uma área de adaptação.
Onde ficar:
- Brava Hotel
- Pousada do Sol
PRAIA DO PINHO (SC)
A Praia do Pinho faz parte do Balneário Camboriú, a 80 quilômetros de Florianópolis. Considerada a primeira praia de naturismo do Brasil, ela tem 500 metros de extensão.
Em 1984, foi inaugurada uma pousada para acolher os naturistas que começaram a frequentar a praia. Também há uma área de camping com capacidade média para 200 barracas. Tanto na área da pousada quanto na de acampamento, a nudez é opcional.
Onde ficar:
- Pousada da Praia do Pinho
- Rieger Hotel
BARRA SECA (ES)
Com quase dois quilômetros de extensão, Barra Seca é a única praia naturista do Espírito Santo. Ela fica em Linhares, município a 142 quilômetros da capital Vitória. O acesso é razoavelmente fácil: começa pela BR 101 e, no Portal do Ipiranga, a viagem deve seguir de balsa até o outro lado do rio.
Totalmente naturista, Barra Seca não tem área reservada para quem quiser visitar o local vestido. Por esse motivo, é frequentada apenas pelos adeptos do naturismo, conservando uma atmosfera de paraíso ecológico. Apesar de quase deserta, a praia tem uma estrutura boa para os frequentadores, com banheiros, área para camping e até uma pousada.
Onde ficar:
- Treviso Apart Hotel
- Hotel e Churrascaria Los Pagos
Fernanda Castello Branco, especial para o iG