27 de mar. de 2012

Cuité: 'Prefeita manda abraços para o povo e emprego para família'


PREFEITA EUDA NA 89 FM CUITÉ: PARA O POVO SÓ MANDA ABRAÇO E EMPREGO SÓ PRA FAMÍLIA


Nepotismo desenfreado, a prática do nepotismo deixa a prefeita de Cuité em saias justas é como que em Cuité só existisse as famílias: Venâncio e Palmeira e os silvas os aliados só servem para votar . Quando entrega cargos públicos a pessoas ligadas por laços familiares, um é pouco, dois é bom mais três, oito é demais e olhe que não foi feito um levantamento de toda a folha até a data da denuncia da oposição em Cuité . A prefeita ainda em programa de rádio manda abraços para o povo, mas emprego que é bom só para família.


O sentimento é que todo cidadão e cidadã com outro DNA que se enquadre no perfil com qualidade técnica sintam-se lesados e ignorados pelo nepotismo seja ele onde for praticado . O nepotismo é amplamente condenado no âmbito da sociedade, é uma amarra associado a um entrave a democracia. Há vários outros nomes na própria gestão de Cuité que podem ser aproveitados no primeiro escalão inclusive igual ou maior capacidade técnica.


No estilo Napoleão, a prefeita de Cuité nomeou diversos familiares, assim a gestão pública municipal, enfatizo a “Gestão” , nesta classificação lidera o ranking do nepotismo da região no Curimataú com loteamento de cargos no primeiro escalão para seus entes familiares. Depois vem a público dizer que ama Cuité. Amor incondicional, proteção em demasia do ponto de vista familiar, quando se usa a máquina pública para distribuir cargos importantes. 


A Constituição Federal, através do artigo 37, prega que os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência devem ser seguidos na contratação de funcionários no serviço público. Através deste artigo, fica explícito o caráter inconstitucional do nepotismo. No entanto, isso não impede que os municípios criem suas próprias leis para reforçar a proibição.


Importante frisar que nepotismo não é crime. É imoral e antiético quando comprovada a intenção da prática, o agente público fica sujeito à ação civil pública por ato de improbidade administrativa, o que inclui desde o ressarcimento integral se houver dano ao erário público até a perda da função e dos direitos políticos por determinado tempo, para isso o ministério público deve ser provocado.


Acredito que a prefeita de Cuité,  não tem dois pesos duas medidas e assim como afastou um funcionário do Hospital Municipal por não abrir a porta para um paciente, de forma tácita deveria fazer o mesmo e pedir a alguns secretários de primeiro escalão a disposição dos cargos. Espero que os políticos combatam o nepotismo, pois chega de cinismo. A moralidade no servir ao povo não pode ser achincalhada, a politicagem não pode vencer a política, a oligarquia não pode vencer o povo.  


Blog do Dema Macedo