29 de mar. de 2012

IFPB vai abrir 100 vagas em cursos do Programa Mulheres Mil

Cursos são oferecidos pelo Campus JP e pelo Centro de Referência em Pesca





IFPB-JP

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), através da Pró-Reitoria de Extensão, vai abrir inscrições para os cursos básicos de qualificação profissional do Programa Mulheres Mil. São 100 vagas divididas em dois cursos: Cuidadoras de Idosos e Operadoras do Beneficiamento do Pescado. Os cursos são oferecidos pelo Campus João Pessoa do IFPB e pelo Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima (CRPNM) também da instituição. As inscrições têm início dia 2 de abril. Em cada curso, são 50 vagas disponíveis para mulheres de baixa renda.


Para o curso de Cuidadoras de Idosos, as inscrições serão realizadas nos dias 02, 03 e 04 de abril, das 14h às 17h30 no Campus João Pessoa, que fica no bairro de Jaguaribe. O curso funcionará no turno da tarde, a partir do mês de abril. Já para o curso de Operadoras do Beneficiamento do Pescado, as inscrições serão realizadas nos dias 02 e 03 de abril, das 14h às 17h30, no Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima, no Campus Cabedelo do IFPB ou ainda no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), no Renascer. Este curso será ministrado no turno da tarde, no CRPNM.


Podem se inscrever pessoas do sexo feminino, maiores de 18 anos. Uma porcentagem de 5% das vagas é destinada a quem tem deficiência. Ambos os cursos têm carga horária de 260 horas/aulas e será ministrado três vezes por semana. A classificação final será divulgada no dia 09 de abril e as matrículas serão realizadas nos dias 10 e 11 de abril. Mais informações sobre a seleção estão no edital no site www.ifpb.edu.br ou por telefone na coordenação de João Pessoa (3208-3039) ou Cabedelo (3248-5400).


É necessário apresentar, no ato da inscrição, os seguintes documentos: Ficha de inscrição e questionário socioeconômico devidamente respondido; Fotocópia e original da Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento e CPF; Comprovante da conta de energia elétrica ou de água da residência (conta com até três meses anteriores ao atual); Fotocópia do cartão Bolsa Família ou declaração fornecida pelo responsável referente ao Cadastro Único no município; Comprovante de renda familiar (último pagamento): a) Assalariado: Xerox do contracheque; b) Aposentado ou pensionista: Xerox do cartão ou do extrato do último pagamento; c) Autônomo (comerciante, profissional liberal ou outros similares): declaração de renda como autônomo (original); d) Trabalho informal (emprego doméstico sem carteira assinada, camelô, vendedor ambulante, “bicos” em geral): declaração de renda informal (original).


No caso de Declaração de Renda Informal ou Declaração de Renda como Autônomo, essa deverá ser original e conter o valor do salário do(s) responsável (is), ser assinada pelo declarante e por duas (2) testemunhas com endereço e identificação (Carteira de Identidade e CPF), tanto do declarante quanto das testemunhas, comprovando o ali declarado.


Ascom do IFPB