15 de mar. de 2012

O eleitor só gosta de votar em candidato que o despreza


Não condeno apenas Vitalzinho do Rego por lotear os cargos do seu gabinete com gente rica, sem precisão de emprego, a exemplo da filha de Chica Mota e mãe do deputado Hugo. Se alguém me apontar um membro da bancada paraibana que empregou um Zé do povo na sua assessoria, dou a mão à palmatória, peço desculpas e sou até capaz de rezar um terço ajoelhado em sua homenagem. Nem mesmo o Padre Couto eu tiro da lista genérica, porque, ao que sei, ele não levou ninguém da sua antiga freguesia de Mandacaru para ocupar os espaços atapetados e refrigerados do seu gabinete na Câmara.

Nós somos sem vergonha porque votamos nessa cambada. Elegemos os deuses e nos sentimos os inferiores, aqueles que têm obrigação de votar no falante candidato e ainda pedir desculpa por isso. Aprendemos a fazer essa penitencia desde a meninice. Lembro que nos meus ontens em Princesa pegava briga com os guris da minha idade para ter o privilégio de cortar cipó nos matos para fazer as bandeirinhas de doutor Antonio Nominando.

E o eleitor só gosta de votar em gente assim. Político preocupado como social, com o dividir a riqueza, com a igualdade entre os seres humanos, só leva fumo.

O conterrâneo Paulo Mariano sonhou com isso e terminou com uma mão na frente e outra atrás. Herdou do pai imensa área de terra na zona urbana de Princesa, deu de mão beijada 800 lotes a 800 familias, se essas famílias, agradecidas, votassem nele, no mínimo ganharia 2.400 votos, no caso de computarmos 3 membros por cada família, no entanto o p coitado candidatou-se a prefeito pela legenda do PT e só recebeu 100 votos dos bêbados, das putas e dos anarquistas. Os seus aquinhoados deram-lhe uma banana em troca do favor e foram votar nos candidatos de doutor Aloysio e de doutor Antonio, pessoas nobres, ricas e orgulhosas, que recebiam o voto do eleitor olhando pra eles de cima para baixo.

Portanto, certo está Vitalzinho, certos estão os demais. Pobre só presta pra levar no decovídeo durante os quatro anos e pra eleger político sabido no dia da eleição. Isso é Brasil, isso é Paraíba, isso é a casa de noca.

Blog do Tião Lucena