28 de mar. de 2012

Forró da alegria: Conselheiro pede que Tribunal de Contas reforce orientação sobre contrato de bandas


O conselheiro Fábio Nogueira pediu que o Tribunal de Contas da Paraíba reforce as orientações aos prefeitos acerca da necessidade de cumprimento da Lei das Licitações quando do contrato de bandas musicais para as festas de junho que se aproximam.


“Os contratos de bandas e artistas têm contribuído, muitas vezes, para a sangria dos cofres públicos”, observou ele durante a abertura da sessão plenária do TCE, na manhã desta quarta-feira (28). Na ocasião, também mencionou expediente do Ministério Público Federal já encaminhado aos prefeitos paraibanos com idêntico objetivo.


O assunto ainda foi comentado pela procuradora geral do TCE Isabella Barbosa Marinho Falcão. Ela informou que, no último encontro do Ministério Público de Contas do qual participou em Fortaleza, a Corte paraibana foi elogiada por causa de providência recomendada pelo mesmo conselheiro e já adotada em relação à matéria.


Referia-se a procuradora à Resolução Normativa nº 03/2009 que, aprovada pelo TCE em sessão plenária de fevereiro de 2009, dispõe, desde então, sobre a regulamentação dos procedimentos a serem adotados por órgãos ou entidades públicas para a contratação de grupos musicais, profissionais ou empresas do setor artístico.


De modo geral, a norma estabelece que esses contratos sejam feitos mediante licitação, o que pode incluir serviços de iluminação, sonorização e montagem do palco, “exceto quando a estrutura for parte integrante do espetáculo, hipótese em que as despesas terão, necessariamente, o mesmo credor e comporão o cachê da atração contratada”.


TCE